Golpe: Airbnb tem milhares de denúncias de usuários enganados

1 min de leitura
Imagem de: Golpe: Airbnb tem milhares de denúncias de usuários enganados

Uma matéria investigativa da Vice norte-americana revelou uma rede mundial de golpes praticados por anunciantes do Airbnb, plataforma de reserva de acomodações. Após uma repórter interna denunciar problemas com o serviço, a revista pediu a leitores que enviassem relatos de experiências similares. Assim, quase mil e-mails descreveram histórias de ameaças, falsos anúncios e até mesmo cobranças de taxas extras fora do padrão, sem haver qualquer suporte por parte da equipe do app.

“No total, esses e-mails mostram o retrato de uma plataforma cujos criadores são fundamentalmente incapazes de rastrear o que acontece nela e apontam para brechas facilmente exploráveis, pelas quais os golpistas abriram caminho”, apontou a revista. Ainda segundo a Vice, a maioria das narrativas estava relacionada com falsas promessas de locação ou cancelamentos sem notificação prévia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“[Usuários] eram persuadidos pelo anfitrião a trocar completamente de apartamento ou casa, e acabavam descobrindo que o novo local era imundo, sem mobília ou em uma parte totalmente diferente da cidade”. “Em um número surpreendente de histórias, a nova casa estava frequentemente cheia de uma quantidade estranha de camas, dispostas em configurações bizarras”, revelou o veículo.

Vítimas disseram encontrar lugar diferente do reservado no Airbnb. (Fonte: Pixabay)

Houve também situações de perseguição fora da plataforma — caso os hóspedes fizessem avaliação abaixo de cinco estrelas —, pedidos de pagamento à parte e cobranças elevadas de danos, muitas vezes, inexistentes ou absurdos, como um referente a uma pequena mancha de café.  No início deste mês, também publicamos aqui casos de hosts que expunham fotos de hóspedes em grupos do Facebook.

Ao ser questionada pela Vice, a Airbnb disse estar ciente dos problemas e que iria lançar meios de policiar as reservas após os check-outs. “Atualizaremos nossa comunidade nos próximos meses, à medida que elaborarmos as especificidades de nosso programa de verificação”, disse um porta-voz à revista. Em outra situação, o CEO da empresa, Brian Chesky, apontou que isso incluirá devolução do dinheiro aos clientes, caso o serviço não corresponda às expectativas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.