Facebook desenvolve IA capaz de se orientar sem usar mapas

1 min de leitura
Imagem de: Facebook desenvolve IA capaz de se orientar sem usar mapas

Desenvolvedores especialistas em Inteligência Artificial do Facebook criaram uma IA capaz de se localizar e traçar rotas para destinos desejados sem o uso de mapas.

De acordo com o Facebook, um dos maiores pontos negativos no uso de mapas é de se tornarem desatualizados. Isso afeta não só veículos autônomos e drones como também os pequenos aspiradores de pó automáticos que usam mapeamento para se orientar.

A criação do Facebook, por sua vez, elimina a necessidade do uso de mapas e permite que o drone equipado com o algoritmo se oriente em tempo real. O código, batizado como DD-PPO, é capaz de levar o robô ao destino 99.9% das vezes e desviou da melhor rota em somente 3% dos testes.

Sendo assim, qualquer robô que rode o algoritmo será capaz de chegar ao destino desejado e até otimizá-lo após várias tentativas.

Os desenvolvedores estão otimistas, mas afirmam que ainda há muito trabalho a ser feito e o código precisa ser melhorado. “Nós estamos focando em explorar novas soluções para orientação, incluindo uma orientação somente visual, considerando que dados de GPS podem não estar disponíveis em ambientes fechados. Nós também vamos treinar outras unidades com DD-PPO e testar diferentes aplicações.”, afirma o Facebook.

Toda a documentação do projeto está descrita na página do Facebook Artificial Inteligence (somente em inglês).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.