Chrome OS recebe suporte para navegação com gestos em novo beta

1 min de leitura
Imagem de: Chrome OS recebe suporte para navegação com gestos em novo beta

Chrome OS receberá uma grande novidade em breve: navegação por gestos em displays touchscreen. A novidade está presente na versão beta do sistema operacional e promete aproximar a solução usada nos chromebooks do Android 10, trazendo uma nova forma de interagir com telas sensíveis ao toque.

Segundo o Android Police, a funcionalidade está disponível na edição beta do Chrome OS 80 e já pode ser utilizada por usuários que habilitaram o programa em seu dispositivo. A função permite voltar para a tela inicial deslizando os dedos na tela, ou fazer um movimento para a esquerda e voltar para a janela anterior, por exemplo. Algumas das novidades podem ser vistas no vídeo de demonstração abaixo:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Atualmente, os gestos podem ser usados com maestria para controlar funções do sistema operacional, mas nem todos os aplicativos conseguem tirar proveito da novidade. Segundo ressalta o Android Police, certos apps simplesmente não respondem ou abrem menus indesejados ao receberem ações via toque. Como o recurso ainda está em beta, porém, a tendência é que a funcionalidade receba aprimoramentos com o passar do tempo.

O tablet CT100, primeiro da ASUS com Chrome OS, é um dos modelos que vai se beneficiar da novidade. (Fonte: ASUS/Divulgação)

Como o controle por gestos necessita de uma tela sensível ao toque, a novidade pode ser testada e chegará somente aos tablets e notebooks com display touchscreen que rodam o Chrome OS. Se você tem um aparelho que se encaixa no requisito e já quer testar a novidade, basta ir nas configurações do sistema, clicar em "Sobre o Chrome OS", entrar nos detalhes da versão e habilitar o beta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.