Chrome OS recebe suporte para navegação com gestos em novo beta

1 min de leitura
Imagem de: Chrome OS recebe suporte para navegação com gestos em novo beta
Avatar do autor

Chrome OS receberá uma grande novidade em breve: navegação por gestos em displays touchscreen. A novidade está presente na versão beta do sistema operacional e promete aproximar a solução usada nos chromebooks do Android 10, trazendo uma nova forma de interagir com telas sensíveis ao toque.

Segundo o Android Police, a funcionalidade está disponível na edição beta do Chrome OS 80 e já pode ser utilizada por usuários que habilitaram o programa em seu dispositivo. A função permite voltar para a tela inicial deslizando os dedos na tela, ou fazer um movimento para a esquerda e voltar para a janela anterior, por exemplo. Algumas das novidades podem ser vistas no vídeo de demonstração abaixo:

Atualmente, os gestos podem ser usados com maestria para controlar funções do sistema operacional, mas nem todos os aplicativos conseguem tirar proveito da novidade. Segundo ressalta o Android Police, certos apps simplesmente não respondem ou abrem menus indesejados ao receberem ações via toque. Como o recurso ainda está em beta, porém, a tendência é que a funcionalidade receba aprimoramentos com o passar do tempo.

O tablet CT100, primeiro da ASUS com Chrome OS, é um dos modelos que vai se beneficiar da novidade. (Fonte: ASUS/Divulgação)

Como o controle por gestos necessita de uma tela sensível ao toque, a novidade pode ser testada e chegará somente aos tablets e notebooks com display touchscreen que rodam o Chrome OS. Se você tem um aparelho que se encaixa no requisito e já quer testar a novidade, basta ir nas configurações do sistema, clicar em "Sobre o Chrome OS", entrar nos detalhes da versão e habilitar o beta.

Chrome OS recebe suporte para navegação com gestos em novo beta