Chrome estava deletando dados de outros apps no Android

1 min de leitura
Imagem de: Chrome estava deletando dados de outros apps no Android

A Google pausou a atualização 79 do navegador Google Chrome para Android por causa de um bug que estava "apagando" dados em outros aplicativos do sistema operacional.

Segundo o site 9 to 5 Google, o problema está no WebView e, por uma falha na migração de arquivos, dados de navegação de serviços foram dessincronizados sem querer. Isso significa que você pode ter sido deslogado ou perdido histórico e informações salvas em outros serviços do Android, como buscadores, leitores de conteúdo e redes sociais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Google conseguiu identificar e isolar o problema e agora estuda o que fazer, mas cerca de 50% dos navegadores atualizados tiveram arquivos perdidos. Uma nova atualização deve ser enviada via Play Store até o fim desta semana. A tal versão cancelada originalmente traria novas proteções contra phishing e um recurso de reorganização dos Favoritos.

O que aconteceu?

O WebView é uma plataforma do Chrome que permite a outros aplicativos do Android exibirem conteúdos web sem terem um motor de navegação. Em vez de precisar desenvolver um do zero, eles simplesmente "pegam emprestado" a plataforma da Google, que já vem pré-instalada e funciona como padrão no sistema. O Twitter Lite, por exemplo, roda inteiro dentro do WebView

O problema? Algumas mudanças de layout da nova atualização causaram incompatibilidades de arquivos devido a uma migração de pastas e alteração de local de carregamento de informações. Assim, não foi possível encontrar os dados salvos anteriormente, causando os erros.

Ou seja, há uma boa notícia aí: apesar de os arquivos parecerem apagados, eles ainda estão no aparelho. Entretanto, a localização para carregamento é diferente, o que significa que a Google precisa reverter o update ou encontrar e resolver o problema na migração.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.