É o fim: suporte oficial para o Windows 10 Mobile acaba hoje (10)

1 min de leitura
Imagem de: É o fim: suporte oficial para o Windows 10 Mobile acaba hoje (10)

Hoje, 10 de dezembro de 2019, é uma data histórica. Trata-se do fim do suporte oficial da Microsoft para o Windows 10 Mobile, tanto para consumidores quanto para clientes corporativos, encerrando em definitivo esse capítulo na história da empresa.

O fim do suporte significa que os usuários que ainda utilizam aparelhos da empresa não receberão mais atualizações de segurança, correções de bugs, opções grátis de ajuda ou atualizações técnicas online de conteúdo. E isso vai acontecer também com os aplicativos nativos: o pacote Office (Word, Excel, PowerPoint e outros) perderão esses mesmos privilégios na plataforma a partir de 12 de janeiro de 2021.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em outras palavras, os aparelhos continuam funcionando, mas a falta de atualizações pode torná-los vulneráveis a ciberataques modernos. Além disso, aplicativos terceirizados também já estão abandonando o sistema: o Instagram deixou de funcionar por lá em abril, e o WhatsApp até já saiu da loja, perdendo o suporte na virada para 2020.

E agora?

Na página de perguntas e respostas da Microsoft sobre o tema, a própria empresa sugere a você que não adquira mais um aparelho com Windows Phone ou Windows 10 Mobile, já que eles não são mais oficialmente vendidos. No lugar, ela mesma diz: migre para um dispositivo Android ou iOS.

O encerramento do ciclo indica que a empresa de fato virou a página do sistema operacional — que, apesar de adorado por uma parcela da comunidade, nunca chegou a incomodar mundialmente as rivais Apple e Google.

A alteração ainda permite que a marca foque em novos projetos. No que se refere a hardware, as esperanças estão no Surface Duo, o smartphone dobrável com Android. Em software, ela continua focando em aplicativos, inclusive com a remodelagem visual Fluent Design.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.