Firefox 71 traz recurso de vídeo Picture-in-Picture

1 min de leitura
Imagem de: Firefox 71 traz recurso de vídeo Picture-in-Picture
Avatar do autor

A Mozilla acabou de liberar a versão 71 do navegador Firefox. Ultimamente, o aplicativo tem recebido vários aprimoramentos na área de segurança e privacidade. Uma vez que a companhia conseguiu atingir um nível satisfatório nesses quesitos, é hora de corrigir bugs, redesenhar opções e lançar novos recursos. Agora, o navegador ganhou várias ferramentas para desenvolvedores. Para o usuário comum, a maior novidade é o recurso de vídeo Picture-in-Picture.

Troque de aba sem perder seu vídeo

A maior novidade do Firefox 71 é o Picture-in-Picture para sites de vídeos. A Mozilla disse que lançou o recurso pensando nos usuários que têm necessidade de assistir a vídeos enquanto fazem outras atividades, mas não têm uma tela grande ou mais de um monitor.

Com o recurso, os usuários podem ativar uma janela suspensa para o vídeo, que continua sendo tocado, mesmo se o usuário trocar de aba ou minimizar o navegador. A janela é redimensionável e pode ser arrastada para qualquer lugar da tela.

Fonte: Gizchina/Reprodução

No momento, a funcionalidade só está presente no Firefox para Windows. A Mozilla disse que ela chegará ao macOS e Linux em janeiro de 2020.

Ferramentas para desenvolvedores

Os desenvolvedores também foram presenteados com várias ferramentas que deixam suas atividades mais fáceis e práticas: Inspetor de Mensagens do Web Socket, um modo de editor de múltiplas linhas do console, eventos de login e uma pesquisa de texto completo no painel da Web.

A plataforma da Web ainda ganhou recursos como subgrades CSS, extensões de coluna, a API de sessão de mídia e o Promise.allSettled.

Outras melhorias

Fora as ferramentas para devs, o Lockwise (gerenciador de senhas integrado) foi melhorado. Agora, ele é capaz de reconhecer subdomínios e preencher automaticamente as páginas relacionadas com as informações de login.

Por meio do ícone de proteção da barra de endereços, é possível acessar o histórico de execução dos rastreadores bloqueados no painel de proteção.

No mais, várias correções para pequenos bugs também foram liberadas.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Firefox 71 traz recurso de vídeo Picture-in-Picture