Já faz tempo que a Google demonstrou o interesse de levar a tecnologia AMP para o app do Gmail. Nesta quinta-feira (21), a companhia, enfim, atualizou o app móvel para as plataformas Android e iOS. A partir de agora, será possível interagir com os emails compatíveis com o AMP, como se as mensagens fossem páginas dinâmicas da web.
A tecnologia AMP (Accelerated Mobile Pages) foi criada pela Google em 2015 com o objetivo de tornar o carregamento de páginas web mais rápido em dispositivos móveis como smartphones e tablets. O suporte para a tecnologia foi introduzido ao Gmail web (via PC) em julho, e só agora está chegando ao app para celulares.
Nossos vídeos em destaque
Possibilidades de uso
As páginas com conteúdo dinâmico vão permitir que os usuários façam algumas interações com os emails sem a necessidade de abrir links externos. Em outras palavras, não será necessário abrir o navegador e sair do app do Gmail.
)
Será possível, por exemplo, confirmar presença em eventos, responder a comentários em um Google Doc, responder a pesquisas e questionários, tudo de dentro da própria mensagem. O recurso ainda permite que o conteúdo dos emails seja atualizado dinamicamente, sem que outra mensagem precise ser reenviada. Isso pode ajudar as pessoas a não cometer enganos visualizando emails antigos.
Suporte ao AMP necessidade de emails compatíveis
Embora o app do Gmail já suporte o conteúdo dinâmico, as mensagens têm que ser compatíveis com a tecnologia. Do contrário, elas vão funcionar como sempre foi, precisando carregar informações extras a partir de uma página aberta no navegador.
Entre os parceiros da Google que já estão usando emails com suporte ao AMP estão o Booking.com, Despegar, Doodle, Ecwid, Freshworks, Nexxt, OYO Rooms, Pinterest e redBus.
)
)
)
)
)
)
)