Gmail para iOS e Android agora suporta conteúdo dinâmico

1 min de leitura
Imagem de: Gmail para iOS e Android agora suporta conteúdo dinâmico

Já faz tempo que a Google demonstrou o interesse de levar a tecnologia AMP para o app do Gmail. Nesta quinta-feira (21), a companhia, enfim, atualizou o app móvel para as plataformas Android e iOS. A partir de agora, será possível interagir com os emails compatíveis com o AMP, como se as mensagens fossem páginas dinâmicas da web.

A tecnologia AMP (Accelerated Mobile Pages) foi criada pela Google em 2015 com o objetivo de tornar o carregamento de páginas web mais rápido em dispositivos móveis como smartphones e tablets. O suporte para a tecnologia foi introduzido ao Gmail web (via PC) em julho, e só agora está chegando ao app para celulares.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Possibilidades de uso

As páginas com conteúdo dinâmico vão permitir que os usuários façam algumas interações com os emails sem a necessidade de abrir links externos. Em outras palavras, não será necessário abrir o navegador e sair do app do Gmail.

Gmail

Será possível, por exemplo, confirmar presença em eventos, responder a comentários em um Google Doc, responder a pesquisas e questionários, tudo de dentro da própria mensagem. O recurso ainda permite que o conteúdo dos emails seja atualizado dinamicamente, sem que outra mensagem precise ser reenviada. Isso pode ajudar as pessoas a não cometer enganos visualizando emails antigos.

Suporte ao AMP necessidade de emails compatíveis

Embora o app do Gmail já suporte o conteúdo dinâmico, as mensagens têm que ser compatíveis com a tecnologia. Do contrário, elas vão funcionar como sempre foi, precisando carregar informações extras a partir de uma página aberta no navegador.

Entre os parceiros da Google que já estão usando emails com suporte ao AMP estão o Booking.com, Despegar, Doodle, Ecwid, Freshworks, Nexxt, OYO Rooms, Pinterest e redBus.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.