Diga tchau, Menu! Android 10 tira suporte para botão de apps antigos

1 min de leitura
Imagem de: Diga tchau, Menu! Android 10 tira suporte para botão de apps antigos

Android 10 está acabando com uma função muito antiga do seu sistema operacional. Por meio de uma listagem no relatório do Google Issue Tracker, a empresa decidiu remover o suporte para o botão de Menu de alguns aplicativos muito antigos.

O problema foi empurrado em várias versões desde o Android 2.3. Na época, os dispositivos tinham botões físicos de Menu e Pesquisa. Com a chegada do Android 3.0 Honeycomb aos tablets e do 4.0 Ice Cream Sandwich aos celulares, a Google inseriu botões por software e trocou alguns deles — indo para os tradicionais Voltar, Página Inicial e Apps Recentes. Mas isso ocasionou alguns problemas de compatibilidade com os apps mais antigos, já que não foram planejados com esses recursos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para resolver o problema, a Google adicionou um modo de compatibilidade que permitia que o OS mostrasse um botão de menu com as opções de navegação. Esse comportamento durou até o Android 10. Agora, essa opção não aparecerá mais para os usuários.

A mudança, no entanto, afetará pouquíssimos usuários do sistema operacional. Somente os aplicativos que focavam a versão 2.3 ou anterior é que ainda tinham esses botões.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.