Programador tenta rodar Windows 10 em calculadora! Veja o resultado

1 min de leitura
Imagem de: Programador tenta rodar Windows 10 em calculadora! Veja o resultado

Windows 10 está disponível no mercado em diversas versões, e um ousado programador conhecido no Twitter como Ben "ImSubushuo" resolveu pegar a edição IoT Core do sistema, que é extremamente leve, e colocá-la para funcionar em uma calculadora. O andamento e o resultado do experimento foram publicadosem seu perfil na rede social.

Para começar, é importante ressaltar que Ben escolheu uma calculadora potente para sua brincadeira: o modelo utilizado é uma HP Prime Graphing, que possui uma tela touchscreen, é baseada em ARM e vem com 256 MB de memória RAM. Como o Windows 10 IoT Core é feito para rodar até mesmo em dispositivos compatíveis que não possuem tela, a tendência é que a instalação não fosse tão difícil. Ainda assim, o programador enfrentou algumas barreiras durante a implementação do sistema.

(Fonte: @imsubushuo/Twitter)

Após conseguir adaptar um instalador para a calculadora, o programador teve dificuldades em lidar com as telas de erro do Windows 10, que não são adaptadas para displays menores. Para driblar essa dificuldade, Ben teve que dar um jeito de exibir as informações fora da calculadora e, finalmente, continuar o processo de instalação.

(Fonte: @imsubushuo/Twitter)

No fim, o programador conseguiu dar boot no sistema operacional dentro da calculadora, mas não explicou detalhadamente o processo de instalação e funcionamento do SO no objeto de hardware limitado. De qualquer forma, o Windows 10 IoT Core não possui tantas funcionalidades quanto a versão convencional do sistema operacional, o que torna a usabilidade bastante limitada.

(Fonte: @imsubushuo/Twitter)

Segundo explica o Windows Lastest, a edição para internet das coisas do Windows 10 é compatível com aplicativos universais do sistema e alguns processos presentes no desktop, mas tem como principal objetivo expandir a plataforma da Microsoft para aparelhos conectados, como é caso do termostato inteligente GLAS. Com isso em mente, o programador não vai rodar jogos em sua calculadora, mas talvez consiga utilizar comandos da Cortana no dispositivo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.