Firefox tornará pop-ups de notificação menos invasivos em 2020

1 min de leitura
Imagem de: Firefox tornará pop-ups de notificação menos invasivos em 2020

A Mozilla vai dar mais um grande passo para tornar a navegação na internet mais limpa em 2020: a companhia anunciou que a versão 72 do Firefox, prevista para chegar em janeiro, trará um novo sistema que vai substituir os pop-ups de notificação. Atualmente, é comum entrar em endereços online e ser bombardeado com janelas pedindo permissão para o envio de conteúdos. A partir do ano que vem, porém, as solicitações ficarão em um ícone na área de URL.

Quando um site quiser enviar notificações para o usuário, o Firefox exibirá um ícone com um balão de fala na barra de endereço, ao lado do cadeado verde e do link do site. Ao clicar no símbolo, o usuário finalmente poderá ver a janela e, se quiser, ativar o alerta de novidades.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A solução encontrada pela Mozilla torna os pop-ups consideravelmente menos invasivos e, ainda assim, também mantém a possibilidade dos sites enviarem conteúdos para os usuários. Apesar de serem úteis para manter internautas informados, a grande quantidade de janelas exibidas em sites acabou tornando o recurso impopular.

De acordo com dados apresentados pela Mozilla, 1,45 bilhões de pop-ups foram exibidos para usuários em apenas um mês no Firefox 63, com menos de 24 milhões sendo aceitos por usuários. Além disso, cerca de 500 milhões de internautas clicaram em "não agora", enquanto o restante simplesmente fechou ou ignorou a janela.

Dando fim aos spams

Outro problema relacionado aos pop-ups é a frequência: em alguns casos, mesmo que o usuário responda negativamente, o site continua mostrando janelas e pedindo permissões para enviar notificações. Para contornar esse problema e já começar a agradar os usuários antes da atualização de janeiro, o navegador já está distribuindo uma função que remedia os spams.

A partir de agora, os usuários do navegador terão a opção de clicar no botão para "nunca permitir" notificações, que fará os sites visitados pela primeira vez não repetirem o envio de pop-ups.

Com a iniciativa da Mozilla, será que o Chrome adotará soluções similares futuramente?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.