Aplicativo permite acompanhar destinação de verbas na Câmara

1 min de leitura
Imagem de: Aplicativo permite acompanhar destinação de verbas na Câmara

Desde 2016 é possível qualquer um acompanhar os trabalhos da Câmara dos Deputados, 24 horas por dia, através do aplicativo Infoleg, e agora com o seu desdobramento – o Infoleg Orçamento – será possível saber a quantas andam a execução de emendas parlamentares ou ações orçamentárias, ou seja, o dinheiro dos contribuintes.

O novo aplicativo foi lançado no início deste mês como uma forma de o cidadão pesquisar, por exemplo,  emendas por autor, partido ou município beneficiado; procurar saber como recursos da União estão sendo destinados pelas bancadas estaduais; ou ainda receber notificações quando houver atualização ou execução de emendas específicas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pelo Infoleg Orçamento, qualquer um pode acompanhar a destinação das vernas orçamentárias que passam pela Câmara dos Deputados. (Fonte: Google Play Store/Reprodução)

O projeto, da Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Ditec), em parceria com a Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira e com a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, faz parte do programa Câmara Inova, que pretende usar recursos tecnológicos que aproximem a casa parlamentar do cidadão comum, facilitando a divulgação da atuação dos deputados de maneira ampla e com baixo custo.

Sessões pelo celular

Lançado em 2016, o aplicativo Infoleg permite a qualquer pessoa acessar informações sobre o dia a dia parlamentar, como o quórum das sessões, o resultados das votações, a composição das bancadas e das comissões, a biografias de deputados, o texto integral de propostas e sua tramitação, entre outros dados. É possível ainda resgatar sessões do Plenário e das comissões desde 2001.

Tanto o Infoleg quanto o Infoleg Orçamento podem ser baixados na App Store (iOS) e na Google Play Store (Android).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.