Atualização do Firefox traz extensão que bloqueia rastreadores

1 min de leitura
Imagem de: Atualização do Firefox traz extensão que bloqueia rastreadores

A Mozilla lançou nesta terça-feira (22) a versão Firefox 70.0 para todas as plataformas com novos recursos de privacidade. Por padrão, o navegador passará a exibir uma extensão chamada Proteção Aprimorada Contra Rastreamento, que promete ampliar a segurança de usuários em qualquer site a partir de uma série de funcionalidades. Dentre elas, há uma seção dedicada a exibir relatórios de informações salvas ou compartilhadas por mídias sociais.

No Firefox 70.0, esses indicadores também mostrarão quantas vezes e em quais casos a ferramenta impediu a coleta de dados por terceiros, como via cookies, fingerprinters (acessam as configurações da máquina para traçar perfil de usuário) ou criptomineradores (usam o sistema do computador para minerar criptomoedas). Além disso, há um botão que alertará quando alguém for vítima de vazamento de informações e um menu para armazenamento seguro de senhas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Firefox 70.0 permite o controle e acesso a indicadores de coleta de dados por terceiros. (Fonte: Mozilla/Divulgação)

Nesse sentido, a Mozilla declarou que o navegador desde 02 de julho de 2019 tem trabalhado, nos bastidores, com a extensão ativa; no período, houve o bloqueio de mais de 450 bilhões de tentativas de rastreamento. Diante desse número, a companhia decidiu trazê-la de modo nativo.

“O setor usa padrões obscuros para levar as pessoas a ‘consentir’ com uma quantidade inimaginável de coleta de dados. Essas interfaces foram projetadas para que você possa verificar seu comportamento enquanto navega na web”, disse Selena Deckelmann, diretora sênior de engenharia do Firefox. A versão mais recente do navegador pode ser baixada neste link.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.