Chrome 78 está disponível; confira as novidades da atualização do navegador

2 min de leitura
Imagem de: Chrome 78 está disponível; confira as novidades da atualização do navegador
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

A Google anunciou ontem (22) a chegada da versão estável do Chrome 78 para Windows, macOS e Linux. A atualização não traz mudanças significativas na experiência do usuário, mas aprimoram a conexão com Android e introduzem novas ferramentas de customização.

Para começar, a nova versão do Chrome adiciona a função “Click-to-call”. A ferramenta permite que telefones visualizados no desktop sejam facilmente enviados para o Android com poucos cliques, permitindo que entre em contato com mais facilidade.

Demonstração da ferramenta "Click-to-call". (Fonte: 9to5 Google/Reprodução)

Para isso, basta selecionar o número como texto, clicar com botão direito e selecionar o “ligar do [smartphone]”. Então, o smartphone selecionado receberá uma notificação que, se aberta, digitará o número no aplicativo de telefone.

(Fonte: 9to5 Google/Reprodução)

Temas

Outra adição do Chrome 78 é a criação de temas personalizados. A seção de configuração “Cores e Temas” permite que você escolha entre 23 temas feitos pela Google. Se não está satisfeito com elas, uma bandeja de cores a opção de upload de imagem permite que você crie seu próprio tema.

Outro detalhe acrescentado no navegador é a descrição do título das guias abertas na barra superior. Antes, o espaço limitado das guias cortava boa parte do título da página que está navegando; a versão atualizada corrige esse inconveniente adicionando uma interação com o mouse. As guias, então, podem ter seu nome e link visualizados ao passar o mouse por cima da aba aberta.

Nova descrição das abas. (Fonte: 9to5 Google/Reprodução)

Ainda na personalização, usuários poderão escolher atalhos exibidos na página inicial com mais facilidade e junto com o menu de personalização de temas.

Um reforço na segurança pessoal

Demonstração da ferramenta de verificação. (Fonte: 9to5 Google/Reprodução)

A Google tornou nativa a extensão Password Checkup. A ferramenta checa se sua conta está listada entre 4 milhões de logins comprometidos conhecidos pela Google no momento que você faz login. Quando seu login é encontrado, o Chrome alerta com uma notificação em vermelho e sugere que você altere sua senha imediatamente.

Por fim, a Google fará manutenção no menu de configurações para ferramentas em desenvolvimento, o chrome://flags. Várias das opções personalizadas serão removidas para os usuários comerciais, mas não devem impactar na experiência de usuários que não usam a ferramenta.

(Fonte: Igor Almenara/Reprodução)

Como atualizar o Chrome?

Já é possível atualizar o navegador para a versão 78. Para isso, clique no menu localizado no canto superior direito (ao lado da foto do usuário); mova o mouse para a seção "Ajuda" e entre em "Sobre o Chrome"; atualização será feita automaticamente na nova página. Se falhar, tente repetir o processo. Por fim, reinicie o navegador e as mudanças já devem ter sido aplicadas.

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Chrome 78 está disponível; confira as novidades da atualização do navegador