4 dicas para proteger suas conversas no WhatsApp

2 min de leitura
Imagem de: 4 dicas para proteger suas conversas no WhatsApp

Ter cuidado com a própria privacidade não é exagero quando utilizamos o WhatsApp. Por motivos pessoais ou profissionais, muitas vezes as conversas no aplicativo contêm dados importantes e que demandam proteção. Felizmente, o app oferece várias maneiras de proteger os conteúdos.

Confira abaixo algumas delas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Esconder as mensagens nas notificações

Ao se afastar do seu celular e receber mensagens importantes que requeiram discrição, você pode correr o risco de algum curioso ler as notificações referentes. Para evitar isso, basta esconder o conteúdo das notificações para que, ao invés do conteúdo da conversa, exibam somente a palavra "mensagem", exigindo o desbloqueio do aparelho para lê-las.

Esconder as mensagens recebidas das notificações 
Esconder as mensagens nas notificações

Vá até "Ajustes". Clique em "Notificações". Desative a opção "Mostrar Pré-visualização".

2. Autenticação de dois fatores

Um recurso muito útil é a autenticação de dois fatores. Na próxima vez que registrar seu telefone no WhatsApp, o aplicativo pedirá um PIN, que é uma senha de seis dígitos. Isso ajuda a dificultar o acesso por terceiros em outros celulares em casos de furto ou clonagem.

Autenticação de dois fatores 
Autenticação de dois fatores
Autenticação de dois fatores
Autenticação de dois fatores

Vá até "Ajustes". Toque em "Conta" e depois em "Confirmação em duas etapas". O aplicativo pedirá que você ative e crie uma senha e então a confirme. Você deve inserir e confirmar um endereço de email — para recuperação, caso você esqueça o PIN.

3. Sair de outros dispositivos e do WhatsApp Web

O WhatsApp Web é um serviço prático para desktops e notebooks. Porém, caso seja esquecido aberto e acessível no trabalho ou em casa, pode facilitar a vida dos curiosos.

Sair de outros dispositivos e do WhatsApp Web
Sair de outros dispositivos e do WhatsApp Web

Caso você queira sair de todos os dispositivos conectados, vá até o botão WhatsApp Web do aplicativo e selecione "Sair de todas as sessões".

4. Impressão digital

Quem exige privacidade máxima em um aparelho com leitor de digital pode usar a impressão digital para desbloqueio. A função faz com que o aplicativo seja bloqueado automaticamente depois de um tempo definido pelo usuário.

Impressão Digital
Desbloqueio por impressão digital
Impressão Digital
Desbloqueio por impressão digital

Para habilitar a função, acesse "Ajustes" e então "Conta". Abra a seção "Privacidade" e, no fim da tela, "Bloqueio de Tela". No iPhone, a opção será "Solicitar o Touch ID", enquanto no Android será "Desbloquear com impressão digital". Você pode selecionar o tempo desejado até que o bloqueio automático seja feito.

Todas as funções estão disponíveis tanto no iOS quanto no Android.

E essas são apenas algumas dicas que garantem maior tranquilidade na hora de proteger conversas no WhatsApp, mas outros cuidados devem ser tomados. Manter a segurança do próprio celular por meio de telas de bloqueio, senhas e digital é indispensável, além de atenção na hora de emprestar e permitir o uso do aparelho por terceiros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.