Windows 10: novo problema em atualização quebra o Windows Defender

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10: novo problema em atualização quebra o Windows Defender
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A fase da Microsoft em relação às atualizações do Windows 10 não anda nada boa. Depois de descobrir a segunda falha consecutiva que causou um uso exagerado da CPU por processos de segundo plano, a empresa agora teve que corrigir outro erro por causa de um update. Desta vez, a vítima é o antivírus pré-instalado do sistema operacional, o Windows Defender.

Segundo o site Bleeping Computer, o problema veio com a versão 4.18.1908.7 do aplicativo, anunciado em agosto e que deveria corrigir um bug nos processos de faxina do serviço. Entretanto, essa atualização acabou causando uma nova falha muito pior.

Com o novo bug, os escaneamentos rápidos e completos do Windows Defender simplesmente não funcionavam direito. Quando a ordem era dada, a varredura acontecia apenas em cerca de 40 arquivos e durando cerca de 10 segundos — uma amostra muito pequena e que pode deixar várias ameaças escaparem.

O escaneamento falho do Windows Defender. (Fonte da imagem: Bleeping Computer/Reprodução)

Erro consertado

A Microsoft reconheceu o bug e afirmou que ele somente afetou os escaneamentos manuais ou agendados pelo administrador. Ou seja, os procedimentos automáticos de segurança permaneceram inalterados. A empresa já corrigiu a falha com a Atualização de Inteligência de Segurança KB2267602, que leva o Windows Defender para a build  1.301.1684.0. É recomendável que você faça esse download o mais rápido possível.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.