menu
Logo TecMundo
Software

Huawei vai além do Windows e começa usar Linux em MateBooks na China

Empresa adotou a distribuição aberta baseada em Debian como alternativa ao OS da Microsoft

Avatar do(a) autor(a): Mateus Mognon

schedule16/09/2019, às 13:30

Huawei vai além do Windows e começa usar Linux em MateBooks na ChinaFonte:

Imagem de Huawei vai além do Windows e começa usar Linux em MateBooks na China no tecmundo

As sanções impostas pelos Estados Unidos devem impedir a Huawei de usar o Windows em seus computadores futuramente, mas a empresa pode ter encontrado uma solução para o problema, e não estamos falando do HarmonyOS. Recentemente, a companhia começou a vender os produtos da linha MateBook com sistema operacional baseado em Linux pré-instalado.

Os modelos MateBook 13, MateBook 14 e MateBook X Pro apareceram na loja chinesa VMALL com a distribuição Deepin Linux, que é baseada em Debian e desenvolvida de maneira aberta na China. A interface se destaca por trazer um visual limpo e suporte para personalização, trazendo opções que permitem deixar a navegação similar ao Windows 10 ou macOS.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

undefined
Área de trabalho do Deepin. (Fonte: Diolinux/Reprodução)

Assim como outras distribuições baseadas no kernel Linux, o sistema também conta com uma loja de aplicativos trazendo softwares de código aberto e programas populares como Google Chrome, Spotify e a loja de games Steam. O Beta News também aponta que as edições equipadas com Deepin são vendidas com preço mais acessível em comparação aos modelos da linha MateBook trazendo Windows.

Boa notícia para o Linux

Apesar da adoção do Deepin, a tendência é que a Huawei não abandone o Windows de vez e utilize o sistema como uma opção para os consumidores chineses. Ainda assim, a solução também é um ponto de fuga caso a firma seja proibida de usar o OS da Microsoft. De qualquer forma, a atenção da Huawei para o Linux deve gerar um impacto positivo na comunidade de código aberto.

Como a fabricante chinesa é amplamente popular, a utilização de um sistema aberto deve estimular novos usuários a migrarem para o mundo open source. Além disso, as otimizações feitas pela companhia para seus produtos também podem acabar sendo liberadas para a comunidade, garantindo melhorias para mais distribuições Linux.

info
Essa matéria não é patrocinada, mas contém links de parceiros. O TecMundo pode ganhar comissão pelas vendas geradas por meio desses links. Reiteramos nosso compromisso em indicar apenas produtos e promoções curados e selecionados pelos nossos especialistas, sempre levando em consideração a experiência dos nossos leitores.
mystery
Sempre verifique códigos e descontos. Lojas e marcas podem alterar ou encerrar ofertas a qualquer momento.