Vantagens de usar a Metodologia Scrum para desenvolvimento web

2 min de leitura
Imagem de: Vantagens de usar a Metodologia Scrum para desenvolvimento web
Avatar do autor

A Metodologia SCRUM ou Metodologia Ágil representa um conjunto de técnicas e conceitos usados para o desenvolvimento de projetos web. Seu foco está em tornar mais fácil o gerenciamento de projetos que envolvem certo nível de indeterminação e mudanças constantes, como é comum no desenvolvimento de softwares e apps.

Nessa metodologia, o projeto é dividido em ciclos ou sprints, no início dos quais é realizada uma reunião de planejamento que visa criar prioridades para os itens do Product Backlog, que é o agrupamento de todas as funcionalidades a serem entregues. Após essa priorização, são escolhidas as atividades a serem trabalhadas durante aquele período.

Nos ciclos são feitos alinhamentos entre o time no início de cada dia para acompanhar quais atividades já foram realizadas e quais são as prioridades. Ao fim do sprint são analisadas as entregas e as propostas de melhorias para os próximos ciclos e feito o planejamento do próximo período a se iniciar. E para conhecer bons cursos sobre o tema, clique abaixo:

Vantagens do método

1. Começo imediato

Diferentemente de outros tipos de metodologias de projetos em que só é possível iniciar a ação depois de ter um escopo detalhado, na SCRUM o início é rápido, já que os detalhes vão sendo acrescentados ao longo dos sprints.

2. Flexibilidade

Em projetos web é comum que as mudanças aconteçam logo no início, no meio ou mesmo no fim do projeto. Essa metodologia facilita o planejamento de propostas desse estilo, pois as mudanças podem ser incorporadas aos novos ciclos que estão por vir.

Be Code (Fonte: Trello/Reprodução)
(Fonte: Trello/Reprodução)

3. Resultados visíveis em cada etapa

Como cada sprint carrega uma parte do desenvolvimento, o cliente pode ficar mais inteirado daquilo que está sendo feito, já que é possível fazer demonstrações das funcionalidades que foram desenvolvidas para que haja discussão sobre aprovação ou melhorias.

4. Produto mais rápido no mercado

Essa metodologia propicia o desenvolvimento mais ágil de um Produto Mínimo Viável (PMV), ou seja, que pode ser colocado no mercado de forma mais rápida; e conforme os outros ciclos do projeto forem desenvolvidos as melhorias serão aplicadas ao PMV. Assim, equipe e cliente não precisam arriscar colocar no mercado um produto que precise passar por alterações posteriores — dependendo do caso, até mesmo retirado do mercado.

5. Menos riscos

A maior vantagem oferecida por essa metodologia é a diminuição no risco do projeto, pois, como ele tem um desenvolvimento rápido e acompanhado de perto pelo cliente, é possível ajustar falhas ao longo do processo e oferecer um resultado mais garantido para o mercado.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Vantagens de usar a Metodologia Scrum para desenvolvimento web