Nokia é a mais rápida em atualizar celulares Android, diz estudo

1 min de leitura
Imagem de: Nokia é a mais rápida em atualizar celulares Android, diz estudo
Avatar do autor

Atrás apenas da família Pixel, que pertence à própria Google, a Nokia é a fabricante que mais rapidamente traz atualizações de versões do Android aos seus aparelhos. A informação é de um levantamente realizado pela Counterpoint Research.

Segundo a pesquisa, 96% dos smartphones atualmente no catálogo da empresa e vendidos desde o terceiro trimestre de 2018 estão devidamente atualizados para o Android Pie (9.0) — ou com update confirmado e a caminho.

A Counterpoint Research diz que o resultado não é uma surpresa, já que há uma tendência negativa de falta de preocupação das fabricantes nesse sentido, o que causa da fragmentação da base de usuários do Android e pode até levar a problemas de desempenho.

Mais dados

Atualmente uma marca licenciada pela HMD Global, a Nokia está de parabéns e tranquila na primeira colocação. Ainda com bons números, aparecem Samsung, Xiaomi e Huawei. Já as tradicionais Lenovo, Oppo, Vivo, LG e Alcatel continuam com modelos desatualizados, especialmente nas versões Android 8 e 8.1 (Oreo).

A fragmentação e a atualização das marcas. (Fonte da imagem: Reprodução/Counterpoint Research)

Além disso, a Nokia leva cerca de um ano para fazer todas as atualizações de sistema programadas, uma agilidade muito superior às outras marcas — ou seja, ela é líder tanto em quantidade quanto em velocidade. A empresa também já confirmou que quase todos os modelos à venda receberão também o Android 10.

A velocidade de atualização das fabricantes. (Fonte da imagem: Reprodução/Counterpoint Research)

Ao todo, só um quarto dos modelos top de linha no mercado já estão atualizados para a versão mais recente do sistema. A pesquisa notou ainda que, em aparelhos que custam menos de US$ 200, fabricantes tendem a se preocupar menos com as atualizações do Android — menos de um terço desses dispositivos acaba recebendo as versões mais recentes.

***

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Nokia é a mais rápida em atualizar celulares Android, diz estudo