Cuidado! Popular app CamScanner para Android está infectado com malware

1 min de leitura
Imagem de: Cuidado! Popular app CamScanner para Android está infectado com malware
Avatar do autor

Um time de cientistas da empresa de segurança Kaspersky descobriu um malware embutido em um aplicativo para Android que é útil, popular e muito baixado na loja virtual da Google. Trata-se do CamScanner, um serviço que tira fotos de documentos e cria um documento em PDF com eles, imitando o funcionamento de um scanner tradicional.

O problema é a presença de uma ameaça batizada de Trojan-Dropper.AndroidOS.Necro.n, que já era encontrado pré-instalado com alguma frequência em smartphones chineses. Ele se disfarça em banners publicitários e outras formas de anúncio, baixando vários pacotes de conteúdo para o seu aparelho sem precisar da autorização do usuário — e que normalmente são mais portas de entrada.

Na pior das hipóteses, criminosos podem ser capazes de controlar remotamente o seu dispositivo e roubar informações pessoais, além de cadastrar você em serviços de assinatura sem qualquer permissão.

E agora?

Em resumo, o CamScanner não é um vírus por si só: o app de scanner em si é inofensivo e a versão paga, que elimina qualquer publicidade, não oferece perigos para o seu dispositivo. O problema é que a biblioteca de anúncios embutida na alternativa gratuita foge do controle da desenvolvedora e da própria Google, o que pode acontecer com qualquer software da loja virtual. As empresas, entretanto, têm a sua parcela de culpa por permitir a entrada desse tipo de ameaça em seus códigos.

A versão gratuita voltou à loja, mas o download pode não estar disponível. (Fonte da imagem: Google Play/Reprodução)

A desenvolvedora INTSIG aparentemente já lançou uma atualização que renovou a biblioteca de anúncios e eliminou o malware, mas todo cuidado é pouco com o CamScanner para Android a partir de agora. Na Google Play, o download para quem nunca instalou ele aparece como "não compatível", o que deve significar uma suspensão por tempo indeterminado. Algumas resenhas de usuários indicam que alguns antivírus mobile chegaram a notificar a presença de códigos maliciosos com atecedência.

Se você tem o aplicativo instalado, é recomendável a desinstalação. você pode baixar o aplicativo da Adobe Scan.  

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Cuidado! Popular app CamScanner para Android está infectado com malware