Adobe Fresco traz ferramenta digital que permite pinturas realistas em iPad

1 min de leitura
Imagem de: Adobe Fresco traz ferramenta digital que permite pinturas realistas em iPad

Anunciado em outubro do ano passado, o Adobe Fresco, aplicativo para pintura e ilustração em iPad, utiliza tecnologia baseada em inteligência artificial, permitindo que os artistas trabalhem com ferramentas digitais que se comportam como pincéis e tintas tradicionais.

A presença de um hardware poderoso permite o uso dos principais recursos do Adobe Fresco. O aplicativo usa a IA e o aprendizado de máquina do Sensei da Adobe, recriando de forma totalmente realista a interação de tintas com papel e as diferentes pressões utilizadas para aplicá-las ou misturá-las.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Adobe Fresco (Fonte: Adobe/Divulgação)
Adobe Fresco (Fonte: Adobe/Divulgação)

Como funciona o novo recurso

Essa ferramenta é oficialmente denominada Live Brushes, e a Adobe credita a capacidade do recurso ao mais recente processador para iPads da Apple e à API de gráficos, que fornecem a velocidade necessária para a pintura em tempo real. O Adobe Fresco também apresenta pincéis vetoriais independentes de resolução e que fluem como tinta em gel sobre a tela.

As pinceladas no aplicativo apresentam dimensão, e as cores podem ser misturadas na própria tela, como em uma situação real; a absorção de cores abaixo do pincel pode ser alterada de acordo com a pressão utilizada; e o tamanho e o fluxo dos pincéis podem ser configurados para atender às necessidades do usuário. Para aquarela também é possível ajustar o nível do fluxo de água, e para as tintas a óleo a quantidade de mistura de tinta pode ser escolhida.

O Fresco permite a sincronização de fluxo de trabalho com Photoshop, Illustrator e outros aplicativos da Creative Cloud, como o Adobe Capture. Por enquanto, o recurso só estará disponível para iPad Pro, iPad Air de 3ª geração, iPads de 5ª e 6ª gerações e iPad mini de 5ª geração, sendo necessária a atualização do sistema operacional para o iOS 12.4 ou superior. Futuramente, a Adobe pretende levar o aplicativo para outros dispositivos e plataformas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.