Robô monitorou políticos, antecipando a votação da Reforma da Previdência

1 min de leitura
Imagem de: Robô monitorou políticos, antecipando a votação da Reforma da Previdência
Avatar do autor

Durante os meses nos quais a Reforma da Previdência permaneceu em negociação na Câmara dos Deputados, uma inteligência artificial rastreou os comentários dos parlamentares publicados na imprensa brasileira. O robô tinha um algoritmo desenvolvido pela startup Arkera e monitorava os políticos a muitos quilômetros, em Londres, com o objetivo de prever as probabilidades de a votação resultar em aprovação da PEC e seus efeitos na economia.

Os analistas da Arkera, com base nos dados obtidos pelo robô, acertaram o resultado da votação antes mesmo de a proposta ser aprovada, em julho. Essa antecipação fez com que clientes da startup em Londres e Nova York apostassem na compra da moeda nacional, que apresentava quase seu menor nível dos últimos 8 meses. A partir daí, houve valorização do real em mais de 8% frente ao dólar.

Robô monitorou políticos (Fonte: Pixabay/Reprodução)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Vantagens da tecnologia

Análises financeiras exigem tempo e investimento e nem sempre os investidores conseguem inserir analistas em países em desenvolvimento. É nesse cenário que essa IA traz uma vantagem para o novo mercado de pesquisas. Segundo Nav Gupta, cofundador da Arkera, a pesquisa financeira envolve muitos sites, artigos e pessoas para seguir nas redes sociais, e o software desenvolvido pela empresa é capaz de processar uma quantidade de informações tão grande quanto aquelas obtidas por cerca de mil pessoas.

Atualmente, os bancos de investimentos têm optado por reduzir as operações de pesquisas, uma vez que constituem uma fração significativa dos custos. No Reino Unido, os orçamentos de pesquisa caíram 30% em 2018. A nova tecnologia que prevê os resultados de mercado elimina gastos com pessoal e pode gerar economia de US$ 1 milhão (aproximadamente R$ 4 milhões) em 7 anos.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Robô monitorou políticos, antecipando a votação da Reforma da Previdência