WhatsApp terá que se adaptar ao iOS 13 para continuar funcionando

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp terá que se adaptar ao iOS 13 para continuar funcionando
Avatar do autor

A Apple está fazendo uma pequena, mas significativa, mudança em seu sistema operacional móvel com o lançamento do iOS 13 em setembro. A alteração restringirá a API usada para ligações Voice over Internet Protocol (ou VoIP), que aplicativos como o WhatsApp utilizam para fazer chamadas de voz pela internet e rodar em segundo plano mesmo quando não estão em uso — mas estão realizando outras tarefas, como coletar dados.

A decisão da companhia forçará não apenas o Facebook como também outros desenvolvedores a redesenharem seus aplicativos de mensagens (com um impacto significativo no WhatsApp), que há muito tempo dependem do VoIP para se manterem em segundo plano em dispositivos da marca.

Embora a alteração tenha sido anunciada na WWDC19 em junho, poucos se deram conta dela. Os desenvolvedores de aplicativos têm até abril de 2020 para cumprir as novas especificações.

A mudança foi anunciada na conferência da Apple em junho, mas ninguém notou. (Fonte: Getty Images/Justin Sullivan)

A Apple citou a privacidade no uso de seus dispositivos quando revelou a novidade. Nesse ponto, o iOS 13 é especialmente robusto: um novo recurso oferece mais opções para limitar o rastreamento do usuário por aplicativos, e o "Entrar com a Apple" é um login único que concorre com Google e Facebook.

Disputa entre aplicativos de mensagens

A mudança acontece quando as duas empresas estão envolvidas em uma disputa relacionada a aplicativos mensageiros. Um serviço de mensagens mais forte do Facebook (como o WhatsApp) ameaça o iMessage, uma das razões pelas quais as pessoas continuam comprando iPhones.

O debate sobre como desenvolvedores usam o VoIP se arrasta há anos. Depois que o Messenger se tornou um aplicativo independente, em 2014, o Facebook tentou manter a tecnologia em seu aplicativo principal. A Apple, então, exigiu que o recurso não fosse mais usado, o que não se aplicou ao app agora independente nem ao WhatsApp.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
WhatsApp terá que se adaptar ao iOS 13 para continuar funcionando