Play Store permitiria escrever avaliações sem sair dos apps via popup

1 min de leitura
Imagem de: Play Store permitiria escrever avaliações sem sair dos apps via popup

O Google pode estar desenvolvendo uma forma de resenha dos aplicativos da Play Store por meio de uma popup dentro dos próprios apps. A nova versão 15.9.21 da loja foi lançada na última semana, e alguns códigos escondidos foram encontrados indicando a possível implementação de avaliações sem a necessidade de sair dos apps em teste.

Esse fluxo de revisão ainda precisa ser implementado; porém, considerando o nome da atividade gerada pelo código decodificado, aparentemente uma popup seria aberta, permitindo que os usuários avaliem os aplicativos com sua nota e experiência sem precisar fechá-los. Assim, avaliações poderão ser enviadas diretamente, sem a necessidade de troca de tela indo para a Play Store.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Google Play Store (Fonte: Olhar Digital/Reprodução)
Google Play Store (Fonte: Olhar Digital/Reprodução)

Forma atual das avaliações

Atualmente, a única forma de os usuários avaliarem um aplicativo no sistema é indo até a loja do Google. No entanto, nem todo mundo retorna à Play Store para avaliação de um serviço quando ele funciona bem; é muito mais provável a inclusão de resenhas negativas.

Por isso, desenvolvedores independentes de aplicativos para Android constantemente reclamam da forma de avaliações da Play Store, que pode interferir no sucesso de um app. Muitos criadores, inclusive, incentivam seus clientes a deixarem uma resenha na loja. Se esse novo recurso for realmente implementado, será benéfico aos desenvolvedores de app e também mais cômodo aos usuários.

Este sistema de resenha poderia ter sido desenvolvido pelo Google há muito tempo, mas o histórico de abuso de classificações o impediu. Muitos aplicativos não proprietários poderiam alterar as caixas de diálogo originais, modificando a classificação dada pelo usuário, por exemplo. A empresa sempre reprimiu casos de avaliações falsas: o Android Q bloqueia atividades em segundo plano sem consentimento do cliente, e versões recentes forçam os apps a mostrarem notificações persistentes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.