Google Chrome Canary ganha controle global de mídia na barra de ferramentas

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome Canary ganha controle global de mídia na barra de ferramentas

Na última semana, a equipe do Chromium adicionou a ferramenta Global Media Controls à versão Canary do navegador Chrome, permitindo o domínio de reprodução de mídia a partir da barra de ferramentas. Agora, a versão experimental do navegador da Google irá possibilitar controle para todos os sites e guias abertos, e o recurso está incluso para todas as mídias, como músicas e vídeos, até mesmo no modo anônimo.

A novidade possibilita que todos os vídeos e as músicas abertos no navegador sejam visualizados por meio do botão “Reproduzir”, na barra de ferramentas. Para utilizar o recurso, o sinalizador Global Media Controls deverá ser ativado; ao clicar no botão “Reproduzir”, a interface do usuário aparece e mostra os metadados reproduzidos nas guias — informações como título, miniaturas de vídeos, botões “Anterior”, “Reproduzir/Pausar” e “Avançar”, além do nome do canal no caso de mídias provenientes do YouTube.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Infelizmente, o recurso exibe perfeitamente as miniaturas para o conteúdo do YouTube, mas não para outras plataformas de hospedagem e compartilhamento de vídeos, como Metacafe ou Dailymotion. No caso deste último, o navegador exibe todos os metadados na interface do controle de mídias, com exceção das miniaturas. Espera-se que a Google conserte isso antes do lançamento público da ferramenta de controle.

Privacidade em xeque?

Uma vez que a ferramenta funcionará também no modo de navegação privada, a novidade pode gerar preocupações acerca de privacidade e conteúdo confidencial. Por enquanto, o controle global de mídias do Chrome não inclui qualquer tipo de indicador visual que mostre a diferença entre os vídeos que estão sendo reproduzidos nos modos normal e anônimo.

Possivelmente, a Google deve adicionar um caminho para que os usuários optem ou não pela inclusão do modo de navegação anônima na barra de ferramentas do controle de mídia.

Por enquanto, o recurso está disponível apenas para o Chrome Canary, mas é esperado que a Google lance a extensão para outras versões em breve.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.