Microsoft lança novo app da Cortana para o Windows 10

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft lança novo app da Cortana para o Windows 10
Imagem: Qualtrics/Campbell George

Um novo aplicativo Cortana foi anunciado pela Microsoft. Ele está incluso em uma nova versão do Windows 10, já disponível para os participantes do programa Insider. A maior novidade no serviço é a forma como a assistente se relaciona com o usuário e pode ser acionada.

Ainda que a função tenha desaparecido do Xbox One, a Microsoft está testando uma nova interface para computadores baseada em bate-papo, deixando de lado o microfone e transformando a conversa em uma espécie de chat restrito.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O aplicativo lança um foco diferente para a Cortana. Ele foi projetado para ser mais conversacional, de forma a separar a ferramenta da experiência de pesquisa interna do Windows 10 e, assim, se concentrar mais nos usuários corporativos. A novidade está em poder interagir com a assistente através do teclado, e não somente por voz. Com o novo método de entrada para perguntas e ações, é só escrever o comando, pulando a fase de interpretação da voz, que depois se transforma em texto.

asa(Fonte: Microsoft/Divulgação)

O app suporta a maioria dos recursos já existentes, incluindo consultas, conversas, abertura de aplicativos, gerenciamento de listas e configurações básicas de lembretes, alarmes e cronômetro.

Entretanto, “nem todos os recursos da experiência anterior estão disponíveis”, explica Dona Sarkar, chefe do Windows Insider. “Como ainda está em fase Beta, planejamos adicionar mais recursos ao longo do tempo com atualizações para a Cortana na Microsoft Store”, completou.

A nova experiência da assistente está disponível em uma prévia do Fast Ring do Windows 10, que é a build 18945, e tem estreia geral prevista para o primeiro semestre de 2020.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.