Apple pode estar favorecendo seus próprios aplicativos na App Store

1 min de leitura
Imagem de: Apple pode estar favorecendo seus próprios aplicativos na App Store

Ter um aplicativo em destaque na App Store pode ser o desejo de qualquer desenvolvedor mobile, mas, de acordo com uma recente reportagem do The Wall Street Journal, isso pode ser mais complicado do que parece. Isso porque a Apple supostamente estaria priorizando seus próprios apps e mostrando menos produtos de terceiros nas buscas da loja.

Segundo a publicação, testes mostraram que em mais de 60% das vezes os aplicativos da Apple eram mostrados antes daqueles criados por outros desenvolvedores. Quando a pesquisa se tratava de assuntos que poderiam gerar dinheiro para a empresa, como música e livros, esse número subia para 95%.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em resposta às informações do jornal, a Apple diz ter conduzido seus próprios testes e afirmou que os resultados foram diferentes e os seus apps não apareciam primeiro nas pesquisas. A empresa não informou detalhes sobre os estudos realizados.

(Fonte: Apple/Divulgação)

"Os consumidores da Apple sempre tiveram uma forte conexão com nossos produtos e muitos deles usam as buscas para encontrar e abrir seus aplicativos. É por esse motivo que nossos apps aparecem tanto nas buscas, assim como Uber, Microsoft e outras empresas que também têm forte presença no ranking", disse a companhia em um comunicado à imprensa.

Como a Apple rankeia os apps na App Store

Aproveitando a notícia, a empresa falou mais sobre a tecnologia utilizada para classificar os programas na App Store. A Apple afirma usar 42 fatores que determinam como os aplicativos aparecerão na busca, sem revelar exatamente quais são eles para evitar que desenvolvedores consigam manipular esses resultados. Mesmo assim, a companhia revelou que os quatro fatores de maior influência são número de downloads, notas, relevância e comportamento dos usuários. Esse último usa dados de quantas vezes os apps foram abertos depois de terem sido baixados no iPhone ou iPad.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.