Edge e Chrome terão botão que revela senha no Windows 10

1 min de leitura
Imagem de: Edge e Chrome terão botão que revela senha no Windows 10

Se os sites exigem que as senhas sejam cada vez mais criativas (palavras compridas, mais caracteres e números), a Microsoft resolveu dar uma mãozinha para quem precisa lembrar as combinações difíceis: no Edge baseado no Chromium e no próprio navegador da Google, o que for digitado abaixo do login ficará visível com a ajuda do novo botão "revelar senha".

O campo da senha ganhará o ícone de um olho que, quando clicado, tornará visível o que você escreveu. O texto poderá ser acessado também através do atalho das teclas Alt + F8.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como funcionará o novo botão. (Fonte: 9to5 Google/Reprodução)

Sites que já têm seu próprio botão para revelar senha, como o da Netflix, precisarão escondê-lo quando a novidade chegar a todas as versões dos navegadores, para que não apareçam dois olhinhos encarando o usuário desprevenido. No futuro, o novo botão deverá ser personalizado ou até substituído.

A história foi divulgada por um engenheiro que descobriu que o recurso (parte do Edge antigo) está sendo movido para a nova versão baseada no Chromium, o que fará com que o navegador da Google também se beneficie com a mudança — hoje, ele esconde as palavras-chave salvas atrás de uma série de pontos. O botão que revela o texto inserido é parte do navegador Microsoft desde os tempos do Internet Explorer.

Segurança seria a principal preocupação

Para aqueles preocupados com a segurança, uma ressalva: o novo botão aparecerá apenas quando você digitar a senha, ou seja, estará disponível somente para o que for inserido manualmente em um formulário, e não para os casos de preenchimento automático. O que não está claro, até o momento, é como funcionarão os serviços de gerenciamento de dados.

Commit do recurso "mostrar senha". (Fonte: Chromium Gerrit/Reprodução)

Quem usa o novo Microsoft Edge deverá notar o recurso em poucas semanas, já que parece que a mudança é uma prioridade para a Microsoft. Quanto ao Chrome, a versão 78 deverá ser a beneficiada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.