Alexa, da Amazon, agora desbloqueia a tela inicial do Windows 10

1 min de leitura
Imagem de: Alexa, da Amazon, agora desbloqueia a tela inicial do Windows 10

A Alexa, da Amazon, está mais integrada ao Windows 10 e agora pode desbloquear a tela do PC. A novidade apareceu no anúncio da nova versão do sistema (Build 18362.10005), lançada para os testadores do Windows Insider.

Ao fim da lista de mudanças, a boa notícia: "uma alteração para permitir que assistentes digitais de terceiros desativem por voz a tela de bloqueio". Isso quer dizer que a Microsoft dará a outros assistentes virtuais, que não a Cortana, passe livre para desbloquear o computador por meio de comandos de voz.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A mudança é relativamente pequena, mas mostra que a Microsoft não está mais apostando todas as suas fichas na Cortana como assistente digital. Esse é mais um passo na direção apontada há 1 ano, quando se tornou possível baixar a Alexa por conta de uma parceria com a Amazon, firmada em 2017, para integrar as duas assistentes digitais. Por sua vez, na atualização de abril, a Cortana sumiu da barra de tarefas, fazendo com que as consultas de voz fossem tratadas de maneira independente daquelas digitadas na caixa de pesquisa.

Novo papel no mundo corporativo

Enquanto perde espaço no software para uso doméstico, a Cortana ganha relevância no mundo corporativo. A Microsoft quer dar novas funções à sua assistente digital, mais centradas na rotina corporativa e nos negócios, como agenda, documentos e tarefas.

Esse caminho foi aberto quando a companhia separou sua assistente digital do sistema operacional, levando-a para a Microsoft Store como um aplicativo Beta e atualizando-a separadamente. Isso resulta, supostamente, em uma obtenção de recursos mais rápida, já que a Cortana foi criada como um serviço baseado na web para que pudesse ser atualizada sem as alterações principais do Windows 10.

(Foto: Microsoft Store/Reprodução)

A próxima atualização para o Windows 10 está prevista para setembro. Ao contrário das anteriores, esta será muito menor em tamanho, com poucos novos recursos e alterações mínimas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.