Não me pertube: como bloquear ligações de telemarketing e outros

1 min de leitura
Imagem de: Não me pertube: como bloquear ligações de telemarketing e outros

O site naomeperturbe.com.br permite o cadastro de números para bloquear chamadas de telemarketing de prestadoras de serviços de telecomunicações (telefonia móvel e fixa, TV por assinatura e internet) e instituições financeiras (operações de empréstimo consignado e cartão de crédito consignado).

A iniciativa é fruto de um acordo entre operadoras e a Anatel para “padronizar o uso desse mecanismo [telemarketing], em alinhamento com o crescente debate do tema pela sociedade e em respeito ao cidadão”, informou o site.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Quem cadastrar o número na plataforma terá 30 dias para parar de receber chamadas deste cunho. Caso isso não aconteça, o usuário deve abrir um chamado no próprio site informando o problema.

O Procon tem um serviço parecido que bloqueia chamadas de telemarketing, porém este só funciona nos estados que possuem a Lei Não Perturbe — diferente da lista da Anatel que tem abrangência nacional.

Saiba como se cadastrar na lista Não Me Perturbe

1. Faça um cadastro com nome, e-mail e CPF.

Anatel
2. Adicione o número, ou os números, com a mesma titularidade do CPF cadastrado à lista e escolha quais empresas deseja bloquear.

anatel

3. Espere até 30 dias para o bloqueio ser executado e gerencie seus números.

anatel

Descadastro

No site é possível fazer o descadastro de um número para voltar a receber chamadas de telemarketing. Esse procedimento é simples, basta ir em "Cadastro > Solicitar desbloqueio > selecionar a conta". É aconselhável que isso seja feito quando o usuário trocar de número.

Na área “Consultar”, é possível ver todos os números cadastrados dentro do mesmo CPF e verificar quais são as operadoras que estão bloqueadas.

O site tem um canal de comunicação para dúvidas, mas vale destacar que o Não me Perturbe não tem aplicativos para smartphones, não envia e-mails com arquivos executáveis ou solicita dados pessoais e bancários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.