Como bloquear ligações de telemarketing com o Não Me Perturbe

1 min de leitura
Imagem de: Como bloquear ligações de telemarketing com o Não Me Perturbe
Avatar do autor

Entra em vigor hoje (16) o site naomeperturbe.com.br que permite o cadastro de números para bloquear chamadas de telemarketing das empresas Algar, Claro, Oi, Nextel, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. A iniciativa é fruto de um acordo entre operadoras e a Anatel para “padronizar o uso deste mecanismo [telemarketing], em alinhamento com o crescente debate do tema pela sociedade e em respeito ao cidadão” informa o site.

A partir de hoje, quem cadastrar o número na plataforma terá trinta dias para parar de receber chamadas deste cunho. Caso isso não aconteça, o usuário deve abrir um chamado no próprio site informando o problema.

O Procon tem um serviço parecido que bloqueia chamadas de telemarketing, porém, este só funciona nos estados que possuem a Lei Não Perturbe — diferente da lista da Anatel que tem abrangência nacional.

Saiba como se cadastrar na lista Não Me Perturbe

1. Faça um cadastro com nome, e-mail e CPF.

Anatel
2. Adicione o número, ou os números, com a mesma titularidade do CPF cadastrado à lista e escolha quais operadoras deseja bloquear.

anatel

3. Espere até trinta dias para o bloqueio ser executado e gerencie seus números.

anatel

Descadastro

No site é possível fazer o descadastro de um número para voltar a receber chamadas de telemarketing. Esse procedimento é simples, basta ir em Cadastro > Solicitar desbloqueio > selecionar a conta. É aconselhável que isso seja feito quando o usuário trocar de número.

Na área “Consultar” é possível ver todos os números cadastrados dentro do mesmo CPF e verificar quais operadoras estão bloqueadas.

O site possui um canal de comunicação para dúvidas.

Vazamento

TecMundo publicou pouco depois do lançamento do portal uma denúncia que afirma o vazamento da chave do SendGrid  do site. Com isso em mãos, hackers poderiam enviar emails se passando pelo Não Me Perturbe e aplicar golpes de phishing direcionado.

A Anatel informou que o erro foi corrigido na madrugada desta quarta-feira (17).

Atualização 12h15: A notícia foi atualizada para inserir informações sobre o vazamento.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Como bloquear ligações de telemarketing com o Não Me Perturbe