Android Q Beta 5 já pode ser baixado; veja o que ele traz de novo

1 min de leitura
Imagem de: Android Q Beta 5 já pode ser baixado; veja o que ele traz de novo

Android Q está em sua fase final de desenvolvimento e o Beta 5 foi lançado ontem (10) pela Google — por enquanto ele só pode ser testado nos telefones Pixel. E a grande pergunta é: o que ele tem de novo? Bem, vejamos abaixo.

A começar pela navegação por gestos, que ganhou “regras” gerais para todos os aparelhos, com foco no uso completo do painel. A companhia vem alinhando uma padronização com as fabricantes para algumas ações comuns a todos, a exemplo de abertura de conjuntos de apps ou da Google Assistente

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como o Android Q não tem botão “home” para acionar a auxiliar digital, agora é preciso deslizar dos cantos inferiores para o meio — há até umas barrinhas brancas indicando que isso pode ser feito. Isso já tinha sido revelado por um usuário e agora foi confirmado.

O Modo Escuro vem de forma nativa, funcionando em todo o sistema; e as aplicações em display também já preveem o uso em dispositivos dobráveis.

Otimização de funcionalidades

Toda vez que o Android ganha uma nova versão, esperamos que as funcionalidades básicas ganhem melhorias — e a Google confirma algumas delas, que já tinham chegado ao conhecimento público. As notificações com mensagens ganharam sugestões de respostas automáticas e a biometria com leitura de digitais deve ganhar algumas opções de acesso.

android qFonte: XDA Developers/Reprodução

Agora é possível gravar o áudio de jogatinas de forma nativa, os codecs para descompressão audiovisual foram todos atualizados e as aplicações de conexões de rede ganharam ajustes. Também estão previstos aprimoramentos no desempenho e na vida útil da bateria.

Quando o Android Q chega? E em quais aparelhos?

Se você é dono de um Pixel e está inscrito no programa de testes, o Beta 5 chega automaticamente. É possível fazer isso manualmente, mas cuidado, pois alterações feitas nesse tipo de instalação podem entrar em conflito com a realizada diretamente.

A ideia da Google é receber a rodada de feedbacks sobre essa atualização para então corrigir eventuais bugs e realizar pequenos ajustes. Além dos usuários do Pixel, os primeiros a receber a nova versão do robozinho verde serão os consumidores da Sony, XiaomiOnePlusEssential. Não há previsão de data exata, mas estamos bem perto de seu lançamento oficial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.