Atualização do Android Q Beta resolve conflito com gestos de navegação

1 min de leitura
Imagem de: Atualização do Android Q Beta resolve conflito com gestos de navegação
Imagem: Shutterstock

Para seguir a tendência de aproveitar mais as telas de smartphones — que crescem mais e mais a cada ano —, a Google optou por sacrificar os conhecidos botões inferiores do Android nas versões Beta do Android Q. O novo design, por outro lado, acarretou alguns problemas que, felizmente, a Google resolverá na próxima atualização.

Quase uma cópia idêntica da navegação dos iPhones, o botão de “retorno” deixou de existir na parte inferior da tela e foi substituído por um gesto: deslizar do canto da tela para o centro. No entanto, tal método de navegação já foi adotado por muitos aplicativos — até mesmo os da Google —, nos quais você pode puxar menus “escondidos” a partir do canto da tela. Essa confusão acabou levando ao fechamento de diversos apps por acidente, em vez de simplesmente abrir as seções do aplicativo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A alternativa disponibilizada pela Google aos usuários que escolherem o novo estilo de navegação é algo que já foi adotado por algumas aplicações. Para acionar esses menus laterais, basta manter o dedo no canto da tela por um momento e deslizá-lo para o centro assim que o menu começar a surgir. Não é a solução mais rápida, mas contorna o conflito entre os gestos do sistema e os do aplicativo.

Mais reparos

Em uma matéria publicada pelo 9to5Google, um usuário diz ter tido acesso à próxima versão do Beta do Android Q e nela ter descoberto um novo ajuste nas opções do sistema. Segundo o relato, seria possível mudar a sensibilidade para a detecção do gesto de retorno, junto a um aviso de que “maior sensibilidade pode conflitar com gestos semelhantes de outros aplicativos.”

qiuwdhqwuNovo ajuste das configurações do Android. (Fonte: 9to5Google/Reprodução)

Por fim, a Google reconhece que há pessoas que não fazem questão de ter toda a tela com informações úteis e preferem o estilo antigo de navegação, com os três botões inferiores. Esses usuários podem, então, habilitá-los facilmente no Android Q — sem preocupação com os novos gestos.

E aí? Achou a mudança interessante ou ainda prefere os botões clássicos? Comente abaixo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.