Imagem de: Fake News: jogo para navegador ajuda você a reconhecer notícias falsas

Fake News: jogo para navegador ajuda você a reconhecer notícias falsas

1 min de leitura
Avatar do autor

A expressão "fake news" está cada vez mais incorporada ao nosso vocabulário dentro e fora da internet, mas você sabe exatamente o que ela significa e como identificar as tais notícias falsas em sites e redes sociais? Essa é a missão de um novo, divertido e educativo jogo que roda direto no seu browser e foi lançado por pesquisadores da Universidade de Cambridge. 

O "Bad News" é uma espécie de simulador da vida real. Nele, você responde a uma série de perguntas e vai avançando na história, criando um verdadeiro império de notícias falsas na internet. Ele começa de forma bastante inocente, perguntando se você está familiarizado com o tema e até apresentando mensagens para você classificar como confiáveis ou não. 

Em seguida, o jogo coloca você na pele de um disseminador de fake news, gerando perfis falsos nas redes sociais e até criando um blog ou portal para espalhar mentiras e distorções. Tudo é feito de forma bastante irônica, como se você estivesse fazendo algo realmente benéfico, inclusive ganhando mais seguidores. Na verdade, a lição passada é que é muito fácil criar conteúdos persuasivos e enganar pessoas desavisadas em temas como política e ciências.

Fonte da imagem: Bad News/Reprodução

Infelizmente, o "Bad News" está disponível apenas em inglês. Se você tiver familiaridade ou domínio do idioma e quiser brincar de espalhar notícias falsas, clique aqui para experimentar.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Fake News: jogo para navegador ajuda você a reconhecer notícias falsas