Valve adiciona tag na Steam para classificar jogos como LGBTQ+

1 min de leitura
Imagem de: Valve adiciona tag na Steam para classificar jogos como LGBTQ+

A Valve deu mais um passo para aumentar a diversidade na loja de games Steam e lançou uma nova tag dedicada para classificar produtos com temática LGBTQ+. Segundo informa o Kotaku, o marcador já está disponível e pode ser utilizado por desenvolvedores que publicam seus jogos na plataforma.

As tags são um sistema de palavras-chave que permite aos desenvolvedores classificarem seus games para aparecerem em páginas especiais com outros jogos seguindo a mesma temática. Além disso, a mecânica também garante melhor ranqueamento nas buscas e sugestões de produtos. Se o usuário acessa títulos com o marcador "Aventura" com frequência, a loja começa a exibir mais produtos nesse estilo, por exemplo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Banner da página de jogos classificados como LGBTQ+ na Steam. (Fonte: Steam/Reprodução)

Segundo o Kotaku, os 15 primeiros marcadores presentes em um game determinam em quais páginas temáticas o jogo aparece e são essenciais para o algoritmo de recomendação da Valve. A adição da nova palavra-chave é uma ótima notícia principalmente para desenvolvedores independentes, que normalmente não tem fundos para investir em divulgação e dependem do sistema de buscas e recomendações da Steam.

Jogos independentes ganham holofotes graças ao sistema de classificação da Valve. (Fonte: Steam/Reprodução)

É importante ressaltar que a Steam permite que os usuários utilizem tags próprias para classificar games, porém a Valve não utiliza esses termos para alimentar seu algoritmo. No ano passado, a empresa chegou a receber críticas dos usuários por não exibir páginas especiais com jogos classificados pelos consumidores e apagar buscas com marcadores personalizados, inclusive com a palavra-chave "LGBT".

Devido às limitações da plataforma, a tag que melhor representava jogos com temática de diversidade era "Protagonista Feminina", que ainda deixava de fora muitos espectros de diversidade que serão cobertos pela classificação LGBTQ+.

Você pode conferir todos os games com a marcação LGBTQ+ na Steam visitando esta página da loja.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.