Imagem de: Inteligência artificial descreve receita de pizza com base em fotos

Inteligência artificial descreve receita de pizza com base em fotos

1 min de leitura
Avatar do autor

Um projeto chamado PizzaGan, desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), está conseguindo fazer com que uma inteligência artificial (IA) tenha a habilidade de recriar receitas de pizza apenas olhando para fotos. A descrição do projeto indica que o objetivo é "ensinar uma máquina a fazer uma pizza ao construir um modo generativo que espelhe esse procedimento passo a passo".

Sabemos que uma pizza é feita em camadas, então os pesquisadores começaram a ensinar as máquinas a reconhecer cada uma delas e identificar os ingredientes apenas observando as imagens apresentadas.

(Fonte: MIT/Reprodução)

A IA consegue entender a ordem em que os componentes da pizza foram postos, observando o que está mais acima no recheio  e chegando à conclusão do que foi acrescentado por último. Por exemplo, a massa tem a aparência lisa, e é desse princípio que a IA parte; então analisa a profundidade da pizza, conseguindo reconhecer recheios e "coberturas", como pepperoni, cogumelos, azeitonas etc. Assim, a inteligência artificial entende que, após a massa, foi inserido um recheio e, acima dele, os complementos da pizza.

(Fonte: MIT/Reprodução)

Tudo isso foi desenvolvido com base em 5,5 mil fotos de pizzas escolhidas pelos pesquisadores. A partir daí, os desenvolvedores filtraram imagens pela hashtag #pizza e construíram um banco de dados gigante que ajudou a máquina a se aperfeiçoar.

(Fonte: MIT/Reprodução)

Caso queira se divertir com a IA, você pode conferi-la no site do projeto.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Inteligência artificial descreve receita de pizza com base em fotos