Inteligência artificial descreve receita de pizza com base em fotos

1 min de leitura
Imagem de: Inteligência artificial descreve receita de pizza com base em fotos

Um projeto chamado PizzaGan, desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), está conseguindo fazer com que uma inteligência artificial (IA) tenha a habilidade de recriar receitas de pizza apenas olhando para fotos. A descrição do projeto indica que o objetivo é "ensinar uma máquina a fazer uma pizza ao construir um modo generativo que espelhe esse procedimento passo a passo".

Sabemos que uma pizza é feita em camadas, então os pesquisadores começaram a ensinar as máquinas a reconhecer cada uma delas e identificar os ingredientes apenas observando as imagens apresentadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

(Fonte: MIT/Reprodução)

A IA consegue entender a ordem em que os componentes da pizza foram postos, observando o que está mais acima no recheio  e chegando à conclusão do que foi acrescentado por último. Por exemplo, a massa tem a aparência lisa, e é desse princípio que a IA parte; então analisa a profundidade da pizza, conseguindo reconhecer recheios e "coberturas", como pepperoni, cogumelos, azeitonas etc. Assim, a inteligência artificial entende que, após a massa, foi inserido um recheio e, acima dele, os complementos da pizza.

(Fonte: MIT/Reprodução)

Tudo isso foi desenvolvido com base em 5,5 mil fotos de pizzas escolhidas pelos pesquisadores. A partir daí, os desenvolvedores filtraram imagens pela hashtag #pizza e construíram um banco de dados gigante que ajudou a máquina a se aperfeiçoar.

(Fonte: MIT/Reprodução)

Caso queira se divertir com a IA, você pode conferi-la no site do projeto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.