Firefox terá proxy embutido e bloqueio de rastreamento de redes sociais

1 min de leitura
Imagem de: Firefox terá proxy embutido e bloqueio de rastreamento de redes sociais

O site Soeren teve acesso a uma versão Beta do Firefox que traz vários recursos inéditos para melhorar a segurança e privacidade online dos usuários. A Mozilla já vem, há algum tempo, demonstrando interesse em oferecer um navegador que proteja mais a navegação dos usuários do que fazem os seus concorrentes, mas, de acordo com essa nova versão, a empresa pretende dar um passo adiante.

Desta vez, as mudanças se estendem à interface do aplicativo para que as novas implementações de segurança sejam apresentadas de forma mais direta e organizada. Entre os novos recursos se destacam o Firefox Proxy, o bloqueio de rastreamento de redes sociais e os relatórios de proteção.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Tudo começa na interface

Atualmente, o Firefox tem um ícone com um "i" ao lado de um cadeado logo no início da barra de endereços. Esse "i" será removido e um escudo entrará em seu lugar. Ao clicar sobre o escudo, o usuário terá acesso a uma espécie de "painel de segurança e privacidade".

 (Fonte: Soeren)

Através do novo painel será possível configurar e visualizar as opções de rastreamento sem necessidade de acessar as configurações gerais do navegador. Elas serão disponibilizadas da seguinte forma:

  • Proteção de rastreamento (habilitar/desabilitar);
  • Site que não funciona com sugestões de reparo e opção para reportar o erro;
  • Elementos bloqueados e não bloqueados, com possibilidade de fazer alterações;
  • Informações sobre o que não está sendo bloqueado;
  • Link para configurações de proteção;
  • Link para o novo relatório de proteção.

Já o ícone do cadeado assume função própria, com informações sobre a conexão e as permissões do site.

Novos recursos

As três principais funções apresentadas pela versão Beta são:

  • Bloqueio de redes sociais — Permitirá que o usuário impeça sites de redes sociais de rastrear suas informações, o que poderá desabilitar algumas formas de interação. No entanto, o usuário ainda poderá permitir o rastreamento temporariamente, caso essas interações sejam essenciais;
  • Relatórios de proteção — O Firefox exibirá o número de rastreadores bloqueados por dia da semana e separados por categorias, além de informações do Monitor e do Lockwise, que servem, respectivamente, para notificar sobre violações em contas de email e gerenciar senhas;
  • Firefox Proxy — Quando o usuário acessar a internet por uma rede pública, o Firefox sugerirá o uso do proxy para incrementar a segurança.

Vale lembrar que essas mudanças ainda estão sendo testadas e podem sofrer alterações antes de chegarem a uma versão final do navegador da raposa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.