Google Maps ganha recursos para ajudar usuários em desastres naturais

1 min de leitura
Imagem de: Google Maps ganha recursos para ajudar usuários em desastres naturais

Google anunciou em seu blog novidades para o Maps voltadas para situações de risco. Agora, o sistema de SOS do serviço, que traz informações sobre esse tipo de situação, terá novas funcionalidades dedicadas a ajudar o usuário durante desastres naturais como terremotos, furacões e enchentes.

Ao usar o aplicativo durante uma situação de risco, o usuário receberá um cartão avisando que um desastre natural é iminente. O conteúdo trará informações básicas de como proceder e informações valiosas sobre o que está acontecendo e como permanecer seguro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No caso de furacões, o aplicativo conseguirá mostrar a possível rota do ciclone para que o usuário evite as áreas de perigo. Já em situações de terremoto, o Maps exibirá o epicentro e o raio de impacto do tremor para que as pessoas possam sair das zonas de risco.

Imagem: Google

Pensando nos usuários da Índia, país onde ocorrem 20% das mortes causadas por inundações em todo o mundo, a Google também desenvolveu um sistema de alertas para enchentes. Assim como no caso de furacões e terremotos, o usuário receberá um aviso com as áreas que poderão ser afetadas pelo desastre natural, além de instruções para deixar os locais de perigo.

Direções com segurança

Quando o modo de navegação for ativado em situações de risco, o Maps conseguirá mostrar rotas alternativas e caminhos que deverão ser afetados pelos perigos. Os usuários também poderão utilizar a plataforma para avisar sobre estradas bloqueadas, para que outras vítimas encontrem um jeito melhor para se locomover em áreas que não são seguras.

Imagem: Google

De acordo com a Google, os cards de SOS também contarão com um botão de compartilhamento, que servirá para o usuário enviar status sobre a situação no local. Além disso, será possível exibir a localização em tempo real para contatos, visando mostrar que está seguro.

O sistema de SOS para furações e terremotos do Google Maps começará a ser liberado globalmente nas próximas semanas para Android, iOS e também na versão desktop. Os avisos de inundação serão lançados em breve para algumas regiões da Índia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.