Software

IA da Google vence humanos em partidas multiplayer de jogos FPS

Computador virou 'expert' ao aplicar estratégias aprendidas após milhares de horas jogando Quake III Arena

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

08/06/2019, às 06:00

IA da Google vence humanos em partidas multiplayer de jogos FPS

Fonte:

Imagem de IA da Google vence humanos em partidas multiplayer de jogos FPS no tecmundo

A inteligência artificial Deep Mind, da Google, está indo cada vez mais longe no aprendizado de diferentes jogos. Depois de virar mestre no xadrez e até ser tema de documentário pelo desempenho no Go, ela agora é capaz de vencer jogos multiplayer.

De acordo com o grupo de cientistas por trás do projeto, liderados pelo pesquisador Max Jaderberg, a IA agora é capaz de vencer partidas no modo "Capture a bandeira" de Quake III Arena, da id Software. Só que ganhar não é o maior mérito: o computador consegue até mesmo montar estratégias próprias para vencer os adversários humanos ou participar de times normalmente.

Os "agentes" da DeepMind foram capazes de aprender com base em milhares de horas de gameplay. O método envolve absorver técnicas usadas quando a própria equipe ganhava o jogo, descartando aquelas que se mostraram pouco efetivas. Assim, a IA foi capaz de realizar estratégias como atacar a base inimiga quando a captura da bandeira estava próxima e proteger o colega que está com o item em direção ao local seguro, por exemplo.

O vídeo abaixo explica bem como o método funciona:

Vale lembrar que a DeepMind também já está virando especialista em títulos do Atari, Dota 2 e StarCraft II, mas o método utilizado em Quake III era tido como "impossível" por muitos especialistas para ser realidade "ao menos pela próxima década". A ideia é transportar esse método de aprendizado para outras tarefas, como automação.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.