Futuro do Windows? Microsoft promete SO conectado e updates invisíveis

1 min de leitura
Imagem de: Futuro do Windows? Microsoft promete SO conectado e updates invisíveis

Pouco tempo depois de lançar a nova versão do Windows 10 que remodela o mecanismo de updates do sistema operacional, a Microsoft fez uma apresentação na Computex 2019 e falou sobre o futuro do sistema operacional (SO) da empresa.

Durante o evento, o vice-presidente do setor de vendas e consumidor da Microsoft Nick Parker subiu ao palco para falar sobre os planos da companhia para um "sistema operacional ideal". De acordo com o executivo, os computadores estão ficando cada vez mais modernos e inovadores, o que exige um SO que acompanhe essa evolução e ofereça facilidades para melhorar a usabilidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo o blog da Microsoft, uma das diretrizes da empresa é criar um sistema que faça atualizações de forma "invisível" para o usuário, sem causar interrupções no uso. Além disso, a empresa busca trazer, no futuro, uma experiência de conexão ininterrupta graças a abrangência das redes Wi-Fi e a chegada da conexão 5G. "Os usuários nunca terão que se preocupar com um ponto sem conexão", descreve Parker.

Mais novidades

Outros conceitos que deve aparecer nas futuras soluções da Microsoft são os de uso de IA e conexão em nuvem, algo que já pode ser encontrado em serviços como o Office 365. Segundo Parker, a tendência é que os sistemas operacionais fiquem cada vez mais inteligentes para auxiliar o usuário no dia a dia, além de usar cloud computing para tornar as pessoas independentes do hardware do computador.

A segurança, outro fator importante, também foi mencionada pelo executivo: "Um OS moderno também é seguro por padrão", disse Parker, explicando que a tendência é que a computação do sistema seja separada dos aplicativos, visando trazer mais privacidade e evitar brechas que possam causar problemas ao usuário.

Apesar de Nick Parker não mencionar o Windows 10 enquanto descrevia o sistema operacional ideal, a tendência é que a Microsoft acabe trazendo esses conceitos para o seu sistema operacional atual, que deve evoluir bastante nos próximos anos. A empresa está preparando uma versão Lite do OS que deve chegar em breve e também trabalha em um grande update para o ano que vem.

Será que teremos algumas dessas novidades já em 2020?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.