Huawei: futuro rival do Android pode já ter nome definido

1 min de leitura
Imagem de: Huawei: futuro rival do Android pode já ter nome definido
Avatar do autor

A novela entre o governo dos Estados Unidos e a Huawei parece ainda estar longe de acabar. Depois de várias empresas interromperem seus negócios com a companhia chinesa por causa do governo norte-americano, a Huawei parece estar disposta a se manter com as próprias pernas e pode já estar em estágio avançado no desenvolvimento de um novo sistema operacional, de acordo com registros de patentes na China.

A companhia entrou com um pedido de registro de patentes e documentação de um provável sistema operacional chamado HongMeng, nome que já havia sido cogitado. O SO não seria exclusivo para smartphones e funcionaria também em notebooks, outro tipo de produto afetado pela governo dos EUA, já que a Microsoft deixará de oferecer o Windows para esses aparelhos.

Começando pela China

De acordo com alguns analistas, a ideia é que o novo sistema operacional substitua o Android em celulares primeiro na China e depois em outros mercados. O mesmo valeria para os notebooks, mas isso seria deixado mais para o futuro, já que a empresa focaria, nesse primeiro momento, as vendas de smartphones, que podem render mais no curto prazo.

O maior desafio no desenvolvimento do novo sistema operacional está em como a Huawei criará novos aparelhos sem a ajuda da britânica ARM, responsável pela parceria que permitia o desenvolvimento de chips Kirin, usados nos dispositivos da chinesa. A empresa britânica interrompeu suas atividades de negócios com a Huawei logo após outras companhias terem feito o mesmo, criando um obstáculo considerável para a fabricante superar se quiser emplacar seu novo OS.

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Huawei: futuro rival do Android pode já ter nome definido