Google lança museu virtual colaborativo sobre o futebol feminino no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Google lança museu virtual colaborativo sobre o futebol feminino no Brasil
Fonte: Museu do Impedimento
Avatar do autor

A Google e o Museu do Futebol de São Paulo se uniram para reconstruir a história do futebol feminino no Brasil. Proibida por lei durante 40 anos, a prática do esporte por mulheres tem poucos registros, por isso, por meio da plataforma colaborativa, a companhia quer criar um museu virtual com arquivos sobre a atividade no País.

Vídeos, fotos, áudios e imagens pessoais enviados para o projeto passarão por uma curadoria do Museu do Futebol, que desde 2015 busca arquivos que ajudem a montar uma linha do tempo sobre essa prática esportiva no Brasil. O sistema criado pela Google se chama Museu do Impedimento e recolhe e exibe os arquivos enviados.

O site da iniciativa foi lançado na última sexta-feira (17) e receberá colaborações até o dia 23 de junho; depois, o material ficará disponível na plataforma Google Arts & Culture.

O link para enviar contribuições é este.

História

Os registros mais antigos do futebol feminino no Brasil são do começo do século XX, mas a primeira seleção feminina foi criada apenas muito tempo depois, em 1988, para um Mundial experimental da Fifa.

Além do preconceito cultural existente na prática do esporte por mulheres, a popularização do futebol feminino foi prejudicada pela lei 3.199, de 14 de abril de 1941, que impedia as mulheres de jogarem bola. A lei só saiu de vigor na década de 1980.

jogosAcervo Museu do Impedimento

País do futebol?

A construção de uma história sólida ainda está em avanço. Apesar de brilhar com nomes como Marta e Formiga, os futebol feminino brasileiro está longe de viver tempos de aceitação. O País, reconhecido como um dos melhores no esporte, só começou a ter um campeonato recorrente do esporte sendo praticado por mulheres em 2013.

A Google e o Museu do Futebol apostam que, ao conhecerem a história, as pessoas valorizem mais a prática do esporte feminino no Brasil. "Talvez conhecendo essa história as pessoas conseguirão entender por que o Brasil não tem medalhas de ouro em Mundial ou Olimpíada: porque ficou 40 anos impedido. Todos têm que ter esse conhecimento", disse a atleta Mariléia dos Santos, mais conhecida como Michael Jackson, uma das jogadoras pioneiras do País, em entrevista ao blog Dibradoras.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Google lança museu virtual colaborativo sobre o futebol feminino no Brasil