Google lança museu virtual colaborativo sobre o futebol feminino no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Google lança museu virtual colaborativo sobre o futebol feminino no Brasil
Imagem: Museu do Impedimento

A Google e o Museu do Futebol de São Paulo se uniram para reconstruir a história do futebol feminino no Brasil. Proibida por lei durante 40 anos, a prática do esporte por mulheres tem poucos registros, por isso, por meio da plataforma colaborativa, a companhia quer criar um museu virtual com arquivos sobre a atividade no País.

Vídeos, fotos, áudios e imagens pessoais enviados para o projeto passarão por uma curadoria do Museu do Futebol, que desde 2015 busca arquivos que ajudem a montar uma linha do tempo sobre essa prática esportiva no Brasil. O sistema criado pela Google se chama Museu do Impedimento e recolhe e exibe os arquivos enviados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O site da iniciativa foi lançado na última sexta-feira (17) e receberá colaborações até o dia 23 de junho; depois, o material ficará disponível na plataforma Google Arts & Culture.

O link para enviar contribuições é este.

História

Os registros mais antigos do futebol feminino no Brasil são do começo do século XX, mas a primeira seleção feminina foi criada apenas muito tempo depois, em 1988, para um Mundial experimental da Fifa.

Além do preconceito cultural existente na prática do esporte por mulheres, a popularização do futebol feminino foi prejudicada pela lei 3.199, de 14 de abril de 1941, que impedia as mulheres de jogarem bola. A lei só saiu de vigor na década de 1980.

jogosAcervo Museu do Impedimento

País do futebol?

A construção de uma história sólida ainda está em avanço. Apesar de brilhar com nomes como Marta e Formiga, os futebol feminino brasileiro está longe de viver tempos de aceitação. O País, reconhecido como um dos melhores no esporte, só começou a ter um campeonato recorrente do esporte sendo praticado por mulheres em 2013.

A Google e o Museu do Futebol apostam que, ao conhecerem a história, as pessoas valorizem mais a prática do esporte feminino no Brasil. "Talvez conhecendo essa história as pessoas conseguirão entender por que o Brasil não tem medalhas de ouro em Mundial ou Olimpíada: porque ficou 40 anos impedido. Todos têm que ter esse conhecimento", disse a atleta Mariléia dos Santos, mais conhecida como Michael Jackson, uma das jogadoras pioneiras do País, em entrevista ao blog Dibradoras.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.