Cuidado: bug no Windows 10 impede inicialização do PC após restauração

1 min de leitura
Imagem de: Cuidado: bug no Windows 10 impede inicialização do PC após restauração

Se você é usuário do Windows 10, deve ficar atento a um alerta feito pela Microsoft. De acordo com a companhia, uma falha conhecida do sistema pode impedir que ele seja inicializado em uma tentativa de restauração para um ponto anterior a uma atualização realizada recentemente. Em outras palavras, se você atualizar o Windows 10 e começar a enfrentar bugs, talvez seja melhor esperar pela correção do que tentar reverter o update.

A falha afeta todos os computadores nos quais a proteção do sistema está ativa. Antes de qualquer atualização, o Windows cria um ponto de restauração a fim de permitir a reversão do processo, se necessário. No entanto, se o usuário atualizar o sistema e não usar a restauração, nenhuma falha de inicialização ocorrerá; portanto, não é necessário desabilitar a proteção do sistema.

Como a falha ocorre?

Quando os usuários tentam reverter uma ou mais atualizações do Windows 10 utilizando a restauração do sistema, essa ação não é concluída. Em vez disso, o sistema exibe um erro de parada com o código (0xc000021a). Mesmo após a reinicialização do PC, o Windows insiste em não entrar na área de trabalho. Isso ocorre porque, durante a restauração, um bug faz com que o Windows carregue a versão mais recente do driver .sys antes de restaurar o ponto anterior. Como a versão atual não corresponde à versão dos arquivos do catálogo restaurado, o processo é interrompido.

Mas tem conserto?

Felizmente, a Microsoft ensina como corrigir esse problema. Caso você tenha sido pego de surpresa e seu sistema tenha parado de iniciar, siga estes passos:

1. Reinicie o PC duas vezes e, na terceira vez, acesse o Ambiente de Recuperação do Windows;

2. Selecione "Solução de problemas" > "Opções avançadas" > "Mais opções de recuperação" > "Configurações de inicialização" > "Reiniciar agora";

3. Na tela seguinte, escolha "Desabilitar a imposição de assinatura do driver"; talvez seja necessário pressionar a tecla F7 para selecionar essa opção;

4. Avance até que o PC seja reiniciado novamente.

O processo de restauração deverá ser concluído normalmente após a reinicialização do sistema.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.