Quais são as principais diferenças nas interfaces dos smartphones Android?

2 min de leitura
Imagem de: Quais são as principais diferenças nas interfaces dos smartphones Android?

Além da interface do Android puro, presente em alguns celulares, cada empresa costuma possuir uma interface própria, que geralmente é incluída nos modelos intermediários e nos topos de linha de cada fabricante.

É essa interface que vai dar personalidade aos aparelhos de cada companhia, já que, hoje em dia, os celulares estão com o hardware cada vez mais parecido.

Vejamos algumas das principais interfaces que existem nos celulares.

Samsung (One UI)

Galeria 1

Samsung já foi a empresa mais criticada em relação à uma interface própria. A antiga TouchWiz tinha fama de pesada, embora tenha feito muitos fãs pelo mundo afora.

Apesar de ainda ter bastante da estética da TouchWiz e Grace UX, a nova One Ui parece mais leve e ágil, além de ter sido projetada para evitar distrações e facilitar a interação com o aparelho usando-se apenas uma mão, o que é bem útil em tempos onde os celulares estão cada vez maiores.

Motorola (Moto)

Galeria 2

Motorola investiu mais na interação do que na estética propriamente dita. A Moto é um apanhado de recursos que permite que o usuário controle o celular tanto com toques quanto por comandos de voz e gestos. Além disso, ela possui notificações inteligentes na tela de bloqueio e oferece assistência aos usuários com base no uso que eles fazem do smartphone.

Visualmente, é uma das mais simples e parecidas com a interface padrão do Android.

Xiaomi (MIUI)

Galeria 3

A interface da Xiaomi é conhecida pela simplicidade e velocidade, com um “Q” de iOS em sua estética. A MIUI é, provavelmente, a interface mais portada para aparelhos de outras fabricantes em todo o mundo. Isso significa que um usuário de celular LG, Samsung, etc., pode encontrar uma ROM customizada que terá a MIUI como interface padrão.

Huawei (EMUI)

Galeria 4

Na versão mais recente da EMUI, a Huawei investiu em rapidez e velocidade. No entanto, isso não significa que a beleza foi sacrificada. A EMUI é bonita e cheia de papéis de parede coloridos. Ela ainda possui recursos extras como otimizador de jogos, compartilhamento fácil de vídeos, imagens e documentos, medidor de objetos baseado em realidade aumentada, chave eletrônica para carros e monitoramento de atividades físicas.

Esse foco no menor uso de recursos de hardware ainda consegue entregar maior rendimento de bateria.

LG (UX)

LGLG UX 6.0 (Fonte: LG/Divulgação)

A UX da LG promete entregar uma experiência mais imersiva ao usuário. Ela traz recursos avançados no app da câmera e aprimoramentos na usabilidade, como fácil transferência de arquivos entre aparelhos e captura de tela estendida. Há também um criador de colagem de imagens para uso como papel de parede e recurso de monitoramento de hardware.

ASUS (ZenUI)

Galeria 5

 

A interface da ASUS parece ser um resumo de tudo que vimos até aqui. Ela é bonita e foi projetada para ser fácil, prática e veloz, mantendo os apps mais usados carregados na memória. Ela é altamente customizável, com vários papéis de parede de alta resolução e recursos para aumentar a privacidade do usuário. Ela ainda traz um app para jogos que otimiza a performance, bloqueia notificações e permite capturar a tela com imagens e vídeos.

 Quantas dessas interfaces você já utilizou? De qual gostou mais? Conte-nos nos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.