Startup que transforma carros de motoristas de aplicativo em pequenas lojas de conveniência chega ao Brasil. A norte-americana Cargo fechou uma parceria com a Uber e a rede de conveniência am/pm, da rede de postos Ipiranga,  para operar em São Paulo e no Rio de Janeiro com o serviço chamado de comércio in-car.

A solução consiste na venda de diversos produtos, como comidas e acessórios para celular, dentro dos carros habilitados pela Uber. O usuário pode escolher o que quer, escanear um QR Code que o direciona para uma página de pagamento da Cargo, efetuar a compra e então retirar o produto.

Os motoristas inscritos na Cargo poderão buscar as caixas de produtos gratuitamente nas lojas am/pm, nos postos Ipiranga, e ficam com parte do lucro das compras realizadas pelos passageiros.

Mercado promissor

A startup já atua em São Francisco, Los Angeles, Boston, Miami, Nova York e Washington.  O Brasil é o primeiro país estrangeiro a receber o serviço. De acordo com depoimento publicado pelo No Varejo, o CEO da Cargo enxerga aqui o melhor destino para seus negócios, por conta da popularidade de serviços como o da Uber.

A título de comparação, cerca de 20 mil motoristas norte-americanos usam o aplicativo; no Brasil, esse número sobe para 600 mil.