Criadores do TikTok apostam em app que combina mensageiro com rede social

1 min de leitura
Imagem de: Criadores do TikTok apostam em app que combina mensageiro com rede social
Imagem: Asia Nikkei

A ByteDance vem se tornando uma gigante no mercado de desenvolvimento de plataformas e está por trás de apps populares, a exemplo do TikTok — software para criação e distribuição de vídeos curtos e dublagens musicais. Agora, sua nova investida mistura redes sociais com mensageiros e busca a liderança do setor na China.

O Feiliao, ou Flipchat, é baseado em grupos de bate-papo sobre hobbies, gostos e preferências. O utilitário também conta com chamadas de áudio e vídeo e, como todo aplicativo dessa natureza, possui algoritmos para facilitar a descoberta de novos amigos e compartilhar o cotidiano com pessoas mais próximas.

A novidade, assim como muitos dos produtos específicos para a China, só está disponível por lá, tanto para iOS quanto para Android.

Ascensão da ByteDance rivaliza com a gigante Tencent

O império de aplicativos de mídia social da ByteDance tem crescido constantemente nos últimos anos. Após a fusão com o Musical.ly, em agosto do ano passado, o TikTok ultrapassou 1 bilhão de downloads no início deste mês e se manteve na liderança como o app mais baixado da App Store nos últimos 15 meses.

App WeChat, da Tencent, reúne vários serviços e é usado por mais de 1,1 bilhão de pessoas

O lançamento de Flipchat acontece apenas 4 meses depois da estreia do Duoshan, inspirado no Snapchat, com postagens efêmeras que desaparecem após 72 horas. Com um número crescente de usuários em diversas plataformas, a ByteDance vem criando um ecossistema capaz de não somente atrair como também reter seus consumidores, formado, em sua maioria, por usuários da Geração Z — os nascidos entre meados de 90 e início de 2010.

technodeFonte: TechNode

Vale destacar que o mercado chinês possui muitas restrições, por conta da censura do governo, e não há muitas opções de serviços, produtos e plataformas. O WeChat, mensageiro da Tencent, por exemplo, é usado por mais de 1,1 bilhão de usuários mensais porque concentra várias outras funcionalidades — de enviar um recado até alugar um carro ou pedir comida.

Com opções cada vez mais utilizadas e abrangentes, o Flipchat representa esse passo da ByteDance rumo ao embate direto com a Tencent.

>

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.