7 fatos curiosos sobre o Photoshop que você provavelmente não sabia

1 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: 7 fatos curiosos sobre o Photoshop que você provavelmente não sabia
Avatar do autor

O icônico Photoshop é o programa mais usado no mundo para edição de imagens, seja profissionalmente ou pela galera que curte fazer uns retoques e montagens aleatórias. O software é tão requisitado que algumas celebridades parecem fazer de tudo para que nenhuma fotografia sua chegue à mídia sem passar pela poderosa “peneira de embelezamento” da Adobe.

Há casos, no entanto, em que grandes empresas ou personalidades cometem gafes “cabeludas” por má utilização do Photoshop, às vezes por causa de edição pobre ou até mesmo em situações envolvendo fraude, como no exemplo abaixo, onde várias pessoas foram "clonadas" numa campanha de apoio ao Primeiro Ministro italiano da época, Silvio Berlusconi.

Fonte: Revista Galileu

7 fatos curiosos sobre o Photoshop

1. Ele não foi criado pela Adobe

Fonte: Quora

O Photoshop foi criado pelos irmãos Thomas e Jhon Knoll, em 1987. Inicialmente, ele foi chamado de Display. Depois disso, ele passou a se chamar ImagePro, seu primeiro nome comercial.

2. Já foi chamado de BarneyScan XP

Fonte: Quora

A primeira empresa a comercializar o Photoshop foi a BarneyScan. A companhia lançou o aplicativo como parte integrante de seu scanner de mesa, dando a ele o nome de BarneyScan XP.

3. Foi lançado primeiro para Macs

Fonte: Quora

Em 1989, a Adobe comprou o programa (que já se chamava Photoshop) e lançou o Adobe Photoshop v1.0 em fevereiro de 1990. Esta versão rodava apenas em computadores Mac.

4. A primeira versão foi escrita em Pascal

Fonte: Computer History

Ao contrário das versões mais modernas, o Photoshop foi escrito inicialmente em Pascal, para o Apple Macintosh.

5. Ele “fala” 24 idiomas

Fonte: Adobe

Atualmente, o programa é distribuído em 24 idiomas, incluindo a nossa língua, é claro!

6. Photoshop agora é verbo

Fonte: Oxford Dictionaries

O renomado dicionário da língua inglesa, Oxford, adicionou o termo “photoshop” ao seu acervo. A palavra é classificada como verbo, que pode ser usado para descrever uma imagem que passou por uma edição no próprio programa.

7. O código fonte da versão 1.0 pode ser baixado

Fonte: Computer History

O Museu da História do Computador, na Califórnia, tornou o código-fonte do Photoshop v1.0 disponível ao público. Qualquer pessoa pode acessá-lo no site Computer History.

 **

Agora que conheceu um pouco mais sobre um dos softwares mais respeitados e bem-sucedidos do planeta, que tal baixar uma versão de avaliação? Clicando no link, você verá uma página com os planos e preços disponíveis.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
7 fatos curiosos sobre o Photoshop que você provavelmente não sabia