Live Caption do Android Q faz legendas ao vivo para qualquer vídeo ou áudio

1 min de leitura
Imagem de: Live Caption do Android Q faz legendas ao vivo para qualquer vídeo ou áudio

Uma das funções mais úteis e interessantes do Android Q foi revelada pela Google durante oI/O 2019: o Live Caption. Quando ativada, a novidade exibirá transcrições em tempo real sempre que um vídeo ou áudio seja reproduzido no aparelho – incluindo durante videoconferências. A novidade é particularmente importante para usuários com dificuldades auditivas, facilitando a acessibilidade.

Como as legendas são criadas por meio de machine learning no próprio dispositivo, elas funcionarão offline e sem a necessidade do envio de dados das suas atividades para a nuvem. Os resultados da demonstração feita no palco foram impressionantes, com o recurso funcionando em sobreposição a apps como YouTube, Instagram, Pocket Casts, Skype e Duo, entre outros – incluindo vídeos gravados com o próprio aparelho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Android Q Live Caption Google

O texto aparece em uma caixa preta que pode ser movida livremente pela tela e funciona mesmo que o volume seja reduzido a zero. A único ressalva é o fato de que as transcrições não podem ser salvas para ser revistas posteriormente ou exportadas, o que seria interessante. No Android Q, o Live Caption poderá ser ativado por meio da interface que aparece ao pressionar uma das teclas de volume do seu celular.

Acesso para todos

“Para os 466 milhões de pessoas surdas ou com dificuldades de audição ao redor do mundo, legendas são mais que uma conveniência – elas tornam o conteúdo mais acessível. Nós trabalhos em proximidade com a comunidade de deficientes auditivos para desenvolver uma função que melhore o acesso à mídia digital”, escreveu a Gigante das Buscas em seu blog.

Um novo Beta para o Android Q, que inclui o Live Caption, já está disponível para nada menos do que 21 dispositivos de 13 marcas diferentes, incluindo os aparelhos da família Pixel.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.