Durante sua apresentação no Google I/O 2019, a Gigante das Buscas anunciou uma nova integração do seu sistema de pesquisas online com as possibilidades geradas pela realidade aumentada e modelos 3D. Além disso, novidades para o Google Lens vão permitir novas facilidades para pessoas com dificuldades de leitura em vários idiomas e novas formas de interação com objetos variados.

Ao fazer pesquisas sobre assuntos como “flexão muscular”, por exemplo, será possível visualizar um modelo tridimensional de um músculo mostrando como o processo acontece – e será possível trazer a animação para o seu ambiente por meio do Lens. Outro exemplo dado foi a busca por animais específicos: “uma coisa é você ler que um grande tubarão branco tem 5,49 metros de comprimento, outra é ver isso de perto em escala com relação às coisas ao seu redor”, explicou a companhia.

Google Lens modelos 3D

Segundo a Google, a novidade vem sendo trabalhada junto a parceiros como NASA, New Balance, Samsung, Target e Volvo, entre outras. A ideia é que o conteúdo 3D possa ajudar desde estudos de anatomia até o processo de compra de tênis por meio da interação com a realidade aumentada.

Ver é crer

Para o Google Lens, a companhia de Mountain View agora trabalha para “fornecer respostas mais visuais para questões visuais. Ao apontar a câmera para o menu de um restaurante, o software poderá automaticamente destacar os pratos que são mais populares, permitindo ainda que você clique nas marcações para ver fotos da comida e ler a opinião de outras pessoas sobre ela – tudo extraído das contribuições feitas pelos usuários via Google Maps. A tarefa de calcular gorjetas e dividir contas também será facilitada pelo Lens.

Google Lens menu restaurante

Outro aprimoramento é uma melhor integração com objetos do mundo físico, como é o caso do Young Museum em São Francisco, onde será possível ver “histórias ocultas” sobre pinturas a partir do próximo mês. De forma similar, apontar o Lens para uma receita em edição da revista de culinária Bon Apetit permitirá ver como o prato em questão é preparado.

Tradução e leitura de textos para todos

A função de tradução instantânea de textos também está sendo aprimorada no Lens, possibilitando que escritos em mais de 100 idiomas sejam traduzidos instantaneamente e apareçam sobrepostos às palavras originais. Além disso, pessoas que têm dificuldades para ler poderão clicar no botão “Listen” (“Ouvir”, em tradução livre) para que o texto em questão seja lido pela Assistente.

Google Lens tradução

Essa última função será lançado inicialmente no Google Go, o aplicativo da Gigante das Buscas voltado para usuários iniciantes portadores de aparelhos mais básicos e baratos – e a versão do Lens compatível pesa apenas 100 KB, ajudando a evitar gasto com dados. De acordo com a companhia de Mountain View, as novidades anunciadas devem ser liberadas até o final do mês.

Cupons de desconto TecMundo: