Navegador Brave recompensa usuários pela visualização de anúncios

1 min de leitura
Imagem de: Navegador Brave recompensa usuários pela visualização de anúncios

O Brave Browser é um navegador que tem a proposta de ser mais rápido que os gigantes do mercado, como Chrome, Edge e Firefox. Para isso, ele utiliza recursos avançados de bloqueio de anúncios e conteúdo indesejado, mantendo a privacidade dos usuários e deixando as páginas mais leves.

Desenvolvedora do navegador, a Brave pertence a Brendan Eich, criador da linguagem de programação JavaScript e ex-CEO da Mozilla e, desde janeiro, começou a testar um programa de recompensas para os usuários no qual devolve 70% da receita gerada pelos anúncios que eles visualizarem. Essas recompensas serão pagas em forma de Basic Attention Tokens (BAT) e poderão ser sacadas ou doadas aos criadores de conteúdo mais visitados pelos usuários. O BAT é um token de anúncios digital baseado na plataforma blockchain do Ethereum.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: (Brave/Divulgação)

Como funciona

Por padrão, o navegador é configurado para que os BATs sejam doados, mas a empresa estuda a possibilidade de permitir que eles sejam trocados por vale-brindes. Os usuários que optarem por sacar seus BATs podem convertê-los em moeda fiduciária através de exchanges como a Coinbase e a Uphold. Atualmente, mais de 40% dos usuários do Brave estão fazendo parte do programa de recompensas, sendo que grande parte deles opta por não sacar os BATs — talvez por considerar pouco dinheiro.

Os anúncios que geram receita são mostrados à parte, como se fossem notificações do sistema operacional, e não atrapalham a navegação do usuário. Além disso, mesmo quem optar por entrar no programa de recompensas poderá continuar usando o Brave para bloquear anúncios indesejados normalmente. Eich afirmo, ainda, que os anúncios devem obedecer aos princípios do Brave, portanto, não podem invadir a privacidade dos usuários.

Por enquanto, fazem parte da lista de parceiros anunciantes como ConsenSys, Home Chef, eToro, MyCrypto e Ternio BlockCard. Há, ainda, a possibilidade de a Brave vir a trabalhar com parceiros que queiram exibir anúncios quando seus sites forem visitados. Neste caso, a receita será dividida entre o anunciante, a Brave e o usuário.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.