A próxima Conferência Mundial para Desenvolvedores da Apple (WWDC) terá início em 3 de junho deste ano e, conforme o importante evento se aproxima, especulações em torno das novidades que a companhia deve anunciar começam a aparecer.

Nesse sentido, a equipe do site 9to5Mac garante ter tido acesso a algumas dessas atualizações, sendo a primeira delas a possibilidade de maior suporte para NFC (Near Field Communication), tecnologia sem fios de troca de informações por aproximação, no iPhone.

No caso, os desenvolvedores de aplicativos terão a opção de leitura de tags NFC com base em ISO 7816, FeliCa e MiFare. Isso significa que o iPhone poderá ser usado para acessar empreendimentos — como escritórios —, fazer pagamentos de modo geral e comprar passagens de ônibus/metrô com suporte para este tipo de tecnologia.

Além disso, a publicação revelou que desenvolvedores poderão explorar novas funcionalidades a partir da Siri em apps externos. No caso, estão inclusos recursos como reprodução de mídia, pesquisas de forma geral, chamadas de voz, anexação de mensagens, emissão de ingressos e passagens, acesso a informações de voos e outros tipos viagens (assentos e portões de embarque, por exemplo).

Mais novidades

O site ainda aponta algumas mudanças importantes ligadas à realidade aumentada (AR): a plataforma da Apple pode vir a oferecer uma nova estrutura Swift-only e um app complementar que permite a criação de novas experiências com este recurso. Desenvolvedores de games também terão suporte para controladores touchpads e headphones estéreo para AR.

Apesar dessas informações, ainda não se sabe ao certo quais serão as grandes mudanças que a Apple deve trazer tanto para iOS quanto para o macOS, incluindo se haverá revisões de interface, e nNovidades relacionadas a hardware também continuam desconhecidas. No fim, é certo que podem surgir alterações funcionais, mas não há expectativas para algo muito estrondoso.

Cupons de desconto TecMundo: