Quem se liga em temas como segurança e privacidade provavelmente deve ter ouvido falar no Avast Secure Browser, navegador com foco nesses temas desenvolvido pela conhecida empresa de segurança digital. Ele acaba de ganhar uma nova versão e traz como principal destaque o bloqueio ao acesso de sites não autorizados à sua webcam.

Se você é daqueles mais cuidados que, assim como eu e Mark Zuckerberg, tapam a câmera do notebook com um adesivo, o novo Avast Secure Browser oferece uma solução mais prática e automática. Ele conta com a ferramenta Webcam Guard, responsável por impedir que páginas da web acessem a câmera sem autorização.

O recurso é inteligente e permite, ainda, que você crie uma lista de sites que podem, sim, acessar a webcam, garantindo que tudo funcionará perfeitamente bem quando necessário.

AvastAvast Secure Browser não deixará nenhum site acessar a sua webcam sem autorização. (Fonte: Avast/Divulgação)

Mais segurança

Outros recursos relevantes da nova versão do navegador seguro da Avast incluem uma ferramenta de verificação de vazamento de emails. Você informa o seu endereço eletrônico e o navegador busca em banco de dados de forma constante a fim de descobrir se as suas informações vazaram.

Por fim, outra novidade é a presença de um sistema que impede que páginas acessem a “impressão digital” do navegador, ou seja, dados únicos relacionados a software e hardware. Com isso, informações como plugins e fontes instalados, tipo e versão de navegador, fuso horário, resolução da tela, configurações de armazenamento, cookies e rastreamento e presença de AdBlock estarão protegidas.

O Avast Secure Browser 73.0, codinome Aspen, já está disponível para download.

Cupons de desconto TecMundo: